Acidente doméstico é a principal causa de traumas entre idosos

Ascom/SesauDia do idoso

Dia do idoso

O acidente doméstico é a principal causa de traumas entre idosos. O alerta é da coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Idoso, Elisabeth Toledo, que nesta quinta-feira (1º), Dia Nacional do Idoso, orienta sobre os cuidados que devem ser adotados por àqueles que passaram dos 60 anos.  

De acordo com Elisabeth Toledo, com o avanço da idade, os indivíduos passam a ter necessidades específicas e precisam de um cuidado diferenciado. “A idade vem muitas vezes acompanhada de diminuição da acuidade visual e problemas ósseos e musculares. Por isso, a casa deve ser adaptada para que se torne mais segura para o cidadão”, explica.

A coordenadora revela que as principais consequências das quedas são as fraturas, que podem deixar sequelas e prejudicar a mobilidade do idoso. “Após os 60 anos, ocorre um processo natural de fragilização do corpo e, por isso, os cuidados devem ser redobrados”, destaca.

Riscos em Casa

Ente os principais riscos que os idosos estão expostos em suas casas, Elisabeth Toledo ressalta a existência de tapetes soltos, móveis em locais que dificultam a passagem, escadas sem corrimão e ambientes com pouca iluminação.

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Idoso revela que uma grande parte dos acidentes acontece entre o quarto e o banheiro, no horário da noite. “Os interruptores para acender as luzes devem ser colocados em locais que facilitem o acesso e é importante que o banheiro seja revestido com pisos antiderrapantes”, ressalta Elisabeth.

Outra dica importante é observar o tipo de calçado usado, evitando solados escorregadios e saltos altos. O uso de meias, sandálias de dedo e tamancos, não é recomendado, pois segundo Elisabeth Toledo eles diminuem a estabilidade ao caminhar e facilitam as quedas.

Elisabeth lembra, ainda, que medidas simples como colocar um interruptor ao lado da cama e prender tapetes ao chão podem significar um ambiente mais seguro para os idosos. “A construção de um lar mais seguro para as pessoas de mais idade deve ser um compromisso de toda a família”, declara.

Dia Nacional do Idoso

O Dia Nacional do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro, e foi criado em 1999 com o objetivo de trazer uma reflexão sobre a situação dos idosos no Brasil. “É essencial que toda a sociedade entenda os desafios enfrentados por seus cidadãos mais experientes. A valorização dos mais velhos e o respeito por seus direitos é a marca de todo povo evoluído”, destacou Elisabeth Toledo.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos