TAS nega apelo da CBF e Neymar está fora dos primeiros jogos das eliminatórias

Leo Correa / MoWA Press 1

O Tribunal Arbitral do Esporte, sediado em Lausanne, na Suíça, negou o apelo da CBF para contar com Neymar nos jogos das eliminatórias contra Chile e Venezuela, dias 8 e 13 deste mês, os primeiros da seleção brasileira no caminho para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.

A CBF argumentou que a punição de quatro jogos imposta pela Conmebol pela expulsão na partida contra a Colômbia, na segunda rodada da Copa América de 2015, deveria ser concluída na Copa América do Centenário em 2016, nos Estados Unidos, e não nas eliminatórias. Os dois primeiros jogos foram cumpridos contra Venezuela e Paraguai, em junho, na Copa América do Chile.

Neymar já havia ficado de fora da lista de Dunga para as partidas deste mês, mas mesmo assim esperava com um voto favorável do TAS, mas não houve acordo e o jogador só voltará à seleção nos jogos de novembro pelas eliminatórias contra Argentina e Peru.

Leia o documento do TAS sobre a decisão contra Neymar e a CBF
“O Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS) rejeitou hoje a urgente apelação interposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra a Fédération Internationale de
Associação de Futebol (Fifa) e da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) em que respeita à suspensão de 4 jogos transmitidos ao jogador brasileiro Neymar Jr. durante a Copa América de 2015.

Em jogos disputados em 14 e 17 de Junho 2015 durante a Copa América de 2015 Neymar Jr. recebeu dois cartões amarelos, seguido por um cartão vermelho. Em 19 de Junho de 2015, após a realização de uma audiência sobre o assunto, a Comissão Disciplinar da Conmebol impôs uma suspensão de quatro jogo ao jogador. O time brasileiro jogou mais duas partidas durante a Copa América de 2015, sem Neymar Jr., o que deixa dois proibições jogo ainda a ser servido.

A Conmebol, após consulta à  Fifa, informou os seus membros que como os dois outros jogos de suspensão deveriam ser cumpridos durante a próxima competição oficial organizada pela Fifa, ou seja, as eliminatórias de qualificação a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Em conformidade com tal parecer, Neymar Jr. cumpriria a pena de dois jogos para os jogos dos dias 8 e 13 de outubro contra Chile e Venezuela.

A CBF entrou com um recurso no TAS, em 15 de Setembro de 2015, a fim de desafiar a posição expressa pela Fifa e para solicitar que Neymar Jr. readquirisse o direito de participar nesses dois jogos de qualificação do Brasil para Rússia 2018. Como todas as partes concordaram em um procedimento acelerado, o TAS poderia organizar um calendário processual específico com uma audiência em Lausanne em 1º de Outubro de 2015.

Ao rejeitar o recurso da CBF, o TAS mantém os dois jogos restantes da punição a Neymar para os jogos dos dias 8 e 13 de Outubro de 2015. Os detalhes da decisão e os motivos da decisão serão publicados em breve”

Fonte: iG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos