Brasil avança com todas as duplas à fase eliminatória em Fort Lauderdale

vôlei de praiaA campanha do Brasil no World Tour Finals, campeonato que reúne as melhores duplas do mundo e encerra a temporada 2015 do Circuito Mundial, segue irretocável. Três duplas que representam o país na disputa garantiram vaga às semifinais. Além de Pedro/Evandro (RJ), que já tinham avançado e folgaram nesta sexta-feira (02.10), Talita/Larissa (PA/AL) e Ágatha/Bárbara (PR/RJ) também passaram de fase.

Com isso, ao menos uma medalha no torneio feminino já está garantida, com a possibilidade de final verde e amarela. E o Brasil pode avançar com força máxima na competição, já que Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) encaram amanhã os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo, valendo vaga na semifinal. Caso avancem, os campeões do mundo fazem o duelo “caseiro” contra Pedro e Evandro, ainda invictos em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

Pelo naipe feminino, Larissa e Talita (PA/AL) enfrentam as canadenses Heather Barnsley e Sarah Pavan, do Canadá. A partida ocorre às 12h, no horário de Brasília. Já as campeãs mundiais Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) decidem uma vaga na grande final diante das alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, às 14h. As finais feminina e masculina do WT Finals acontecem no domingo (04.10).

Tanto a capixaba e a sul-mato-grossense, quanto a paranaense e a carioca conhecem bem suas adversárias pelas semifinais, já que as enfrentaram nesta sexta-feira.

Larissa e Talita iniciaram em vantagem a partida válida pelo encerramento da fase de grupos. Mas Sarah Pavan cresceu na rede e fechou a parcial em 23/21. No segundo set, as campeãs brasileiras passaram a alternar as jogadas pelo meio e diagonais da quadra e levaram a decisão para o set desempate, com 21/17. A vitória inflamou Larissa e Talita, que levaram a melhor em grandes rallys para fechar o tie-break em 17/15 e o jogo em 2 sets a 1, em 55 minutos.

“É um trabalho em conjunto, trabalhamos assim o tempo inteiro. Não é somente o meu bloqueio ou a defesa da Larissa, precisamos estar sintonizadas. E assim a gente consegue parar a gigante (Sarah Pavan) ou qualquer outra jogadora”, analisou Talita após a partida.

Ágatha e Bárbara Seixas iniciaram o dia sendo derrotadas para as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/19, em 39 minutos. Com o resultado, a dupla precisou disputar as quartas de final diante das holandesas Madelein Meppelink e Marleen Van Iersel – e reencontrou seu melhor voleibol.

A partida começou equilibrada, mas Ágatha, eleita a melhor atleta do Campeonato Mundial, passou a fazer a diferença na rede. Desta maneira, as brasileiras abriram 15/7 e encaminharam a vitória parcial, com 21/13. As adversárias cresceram de produção no segundo set, e estiveram muito próximas de levar a decisão para o set desempate. Só que no quarto match point, Bárbara Seixas deu números finais à etapa, com 26/24, e ao jogo, em 2 sets a 0.

“Vamos descansar e estudar todos os erros que cometemos na partida contra as alemãs. A gente espera fazer uma semifinal muito melhor”, disse Ágatha.

Alison e Bruno Schmidt entraram em quadra duas vezes pelo encerramento da fase de grupos. Muito consistente, a parceria não deu chance aos canadenses aos canadenses Chaim Schalk e Ben Saxton e aplicou 2 sets a 0 (21/16 e 21/19), em 44 minutos. Na sequência, os campeões do mundo venceram, com categoria, os holandeses Reinder Nummerdor e Christiaan Varenhorst por 2 sets a 0 (21/13, 21/16), na reedição do Mundial da Holanda.

“Com certeza esse jogo foi muito melhor que a final do Mundial. Lá tinha muita coisa envolvendo a partida, muita emoção, e aqui pudemos nos concentrar no ponto a ponto. A gente imprimiu bom ritmo desde o início. O Alison já começou fechando a porta para o Varenhorst e abrimos uma sequência boa”, comentou Bruno Schmidt.

Criado nesta temporada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o World Tour Finals tem formato semelhante ao Super Praia, disputa idealizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e que reúne as melhores duplas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open.

O torneio conta com a presença das oito duplas mais bem ranqueadas no Circuito Mundial, entre elas os representantes do Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016, e dois times convidados. Ao todo o torneio distribuirá 500 mil dólares, com um prêmio de 100 mil dólares para a parceria campeã de cada naipe. Os vice-campeões recebem 60 mil dólares e os medalhistas de bronze ficam com 30 mil dólares.

Esta é a terceira competição da temporada 2015 disputada nos EUA, após a realização dos Grand Slams de Saint Petersburg e Long Beach.

Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial já começa a disputa de torneios válidos pela temporada 2016. O primeiro será realizado no México, de 5 a 11 de outubro, no balneário de Puerto Vallarta, com um formato Open, que dá ao time campeão 500 pontos no ranking.

Fonte: CBV

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos