Jangadas do Projeto Velas Artes navegam na enseada de Pajuçara

Marco Antônio/Secom MaceióProjeto Velas Artes

Projeto Velas Artes

Jangadas ao mar e olhares de encantamento. As 15 jangadas adornadas pelas pinturas do Projeto Velas Artes navegaram pelo mar de Pajuçara e Ponta Verde na manhã deste domingo (04), formando uma verdadeira galeria flutuante. O projeto é resultado da parceria da Prefeitura de Maceió e Sebrae Alagoas e inicia o calendário das comemorações do aniversário da capital alagoana.

O prefeito Rui Palmeira acompanhou o evento. Ele destacou a importância do projeto no ano do bicentenário da cidade de Maceió. “É uma iniciativa belíssima que nos deixa muito orgulhosos na abertura das comemorações dos nossos 200 anos e que vai se repetir no dia cinco de dezembro, data do aniversário da cidade. As jangadas são um dos símbolos de Maceió e esta ação valoriza ainda mais esse atrativo tão famoso que são nossas piscinas naturais: uma obra de arte de Deus com obras de arte feita pelas mãos de talentosos artistas alagoanos”, disse o prefeito, que foi acompanhado da esposa Tatiana Palmeira e da filha mais velha, Beatriz.

As velas que estiveram expostas na areia ganharam as águas e partiram em direção às piscinas naturais tendo como passageiros os próprios artistas, os apoiadores da iniciativa e convidados especiais. Um desses convidados foi a turista de Porto Alegre, Anelise Schramm que não disfarçou o deslumbramento: “Vim a Maceió em maio e fiquei tão encantada que retornei para aproveitar melhor. Participar deste evento com toda essa arte e esse mar. É a coisa mais linda que já vi na vida”.

Para os jangadeiros, o momento também é de comemoração. Um deles é Erivaldo Fonseca, de 45 anos de idade. “Sou pescador e jangadeiro desde os meus 14 anos. Trabalho com isso há tantos anos e posso dizer que é uma honra para nós ver um trabalho tão bonito como este, que valoriza nossa cidade e nosso cartão postal”. Sorridente, o simpático jangadeiro preparava a vela e não escondia a felicidade: “A gente fica feliz por ver as pessoas da cidade, os turistas, todos parando para admirar as velas e fotografar. Esse projeto tem que acontecer sempre”.

Velas Artes

Com a curadoria da arquiteta e servidora municipal, Mirna Porto, o Armazém Usina, no Jaraguá se transformou no ateliê para produção das velas. Na noite do último sábado, foi feito o lançamento da exposição que começou na areia, mas que seguiria para o mar na manhã deste domingo. O projeto é uma reedição do que aconteceu em 1994 e 1995 e também uma homenagem ao idealizador: o artista alagoano e teatrólogo Gustavo Leitte. Além da galeria flutuante deste domingo e no dia do aniversário de Maceió, a meta é levar as pinturas a outros espaços. Em breve, as jangadas serão expostas em outras áreas da cidade.

Marco Antônio/Secom MaceióProjeto Velas Artes. O jangadeiro Erivaldo Fonseca prepara a vela para entrar no mar.

Projeto Velas Artes. O jangadeiro Erivaldo Fonseca prepara a vela para entrar no mar.

As pinturas retratam diversos elementos da cultura alagoana e maceioense. São folguedos, crenças, tradições, história e cultura gravadas nas velas pintadas por Alex Barbosa, Ana Maia, Bárbara Lessa, Beto Normande, Dalton Costa, Eduardo Xavier, Juarez Orestes, Lula Nogueira, Maria Amélia Vieira, Paulo Caldas, Rogério Sarmento, Salles Tenório, Suel Damasceno, Tânia Pedrosa e Beto Leão, que está hospitalizado, mas foi carinhosamente representado por uma pintura coletiva feita pelos colegas artistas.

Parcerias

“Esta é a terceira edição, mas talvez muitos não saibam ou não se lembrem das duas primeiras que aconteceram há 20 anos. E hoje, todos podem ver esse desfile das obras magistrais dos talentos locais que dão brilhantismo a esse projeto” disse Marcos Vieira, diretor superintendente do Sebrae Alagoas destacando a parceria exitosa entre a entidade e a Prefeitura de Maceió.

Jair Galvão, secretário Municipal de Promoção do Turismo enfatizou que “o Velas Artes ressalta o que temos de melhor aliado a toda a expressividade da arte alagoana. As jangadas são um ícone, um símbolo da terra. Em que outro lugar é possível encontrar assim, no meio da cidade, um passeio como este? Em embarcações tradicionais, à vela, sem motor? É uma experiência única! Inclusive, no site das Olimpíadas de 2016, o passeio às piscinas naturais é apontado como um das atrações imperdíveis para o turista”.

“Os artistas deram um grande presente para a cidade. Eles captaram e colocaram nas velas toda a essência de nossa arte, de nossa cultura. Temos diversos projetos realizados em parceria com o Sebrae, mas este foi especial e imensamente gratificante. Também ressaltamos a parceria da Miracor que forneceu todo o material que nossos artistas transformaram e o resultado está aí. Todas as velas estão maravilhosas”, disse Solange Jurema, secretária Municipal de Trabalho Abastecimento e Economia Solidária, um dos órgãos envolvidos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos