Brasil vence Argentina e conquinha Sul-Americano de volei

CBVSeleção brasileira comemora o título

Seleção brasileira comemora o título

O ginásio do Sesi estava lotado e as 4.597 pessoas que estiveram presentes, na manhã deste domingo (04.10), viram de perto a vitória do Brasil sobre a Argentina por 3 sets a 0 (25/16, 25/19 e 25/16), em 1h11 de jogo, e, consequentemente, a conquista do 30º título da equipe brasileira no Campeonato Sul-Americano masculino adulto de vôlei. Esta foi a 31ª edição da competição e a primeira vez que aconteceu em Maceió (AL).

Para chegar ao título, a seleção dirigida pelo técnico Bernardinho venceu o Peru por 3 sets a 0, o Chile por 3 a 1, e a Venezuela por 3 a 0, pela fase classificatória. Classificado para a semifinal, o Brasil bateu a Colômbia por 3 sets a 0 e garantiu a vaga na final. A Argentina também chegou invicta depois de vencer Guiana, Uruguai, Colômbia e Venezuela.

Além do título, o Brasil apareceu em quatro premiações individuais. Bruninho foi o melhor levantador, Evandro, o melhor oposto, Isac, o melhor central e o líbero Serginho foi eleito o melhor jogador do Campeonato Sul-Americano. Outros premiados foram os ponteiros Quiroga, da Argentina, e Jimenez, da Colômbia; o central Imhoff, da Argentina e o líbero argentino Santucci.

Neste domingo, o oposto Evandro foi o maior pontuador do jogo, com 14 acertos, sendo 13 de ataque e um de saque. O central Lucão também pontuou bem: 10 acertos.

Melhor jogador da competição, o líbero Serginho comentou sobre a partida deste domingo. “Esperávamos um jogo mais duro, mas foi importante imprimir nosso ritmo. Estudamos bastante o time deles, e acho que por isso o jogo se tornou fácil. A Argentina sempre é uma equipe de respeito, que sabe jogar muito bem. Entramos em quadra respeitando muito o time deles e agora estou muito feliz com essa premiação”, disse o líbero do Brasil.

Titular em todos os jogos do Brasil, o central Isac destacou a boa atuação deste domingo. “Jogamos bem e colocamos o time deles sobre pressão. Ninguém vence pela camisa. Méritos do nosso time, que jogou bem. E vencer com casa cheia, com a torcida alagoana que compareceu em massa e nos apoiou muito, foi ainda melhor. Ficamos muito felizes por termos cumprido nosso objetivo. Agora queremos continuar crescendo cada vez mais, subir mais degraus”, afirmou Isac.

O técnico Bernardinho falou sobre o desempenho da seleção brasileira ao longo da competição. “Tivemos uma semana de trabalho aqui em Maceió ajustando o time e jogamos de forma consistente a partir do Chile, quando jogamos um pouco desconcentrados. Fizemos três partidas de forma correta. Hoje, o saque começou não entrando e depois melhorou, o que é do jogo”, comentou Bernardinho.

O treinador ainda comentou sobre o encerramento da temporada da seleção. “Fico feliz de terminar a temporada de forma correta, fechar o ano com o título do Sul-Americano, mesmo que esse fosse o nosso papel. Esse campeonato foi importante e serviu para ver quem faz questão de defender a seleção, os que se entregam e abrem mão para estar aqui, independentemente da competição. Isso, para mim, é muito importante”, concluiu Bernardinho.

O JOGO

O confronto começou como previsto, com equilíbrio. O empate em 4/4 já apresentou isso. No ponto de Evandro, o Brasil abriu dois de vantagem e foi para o primeiro tempo técnico com 8/6. Com Lucão, a diferença passou a ser de três: 11/8. No ace do oposto Evandro, a seleção brasileira aumentou a distância. A partir deste momento, o Brasil dominou o set e abriu 10 pontos em 23/13. No final, no erro de saque da Argentina, a equipe brasileira fechou em 25/16.

No segundo set, o início também teve equilíbrio, mas com vantagem para o Brasil em 4/2. Com ponto de saque do central Isac, a equipe da casa fez 8/5. No erro dos argentinos, a seleção marcou 10/6 no placar. O time visitante não permitiu maior reação do Brasil e equilibrou em 14/13. No ace de Lucão, a equipe da casa fez 21/16. Na inversão, com Raphael e Renan em quadra, o Brasil fez 23/17. No final, vitória por 25/19.

A Argentina não se abateu com a derrota nos sets anteriores e saiu na frente na terceira parcial: 2/1. O Brasil, então, virou e fez 3/2. No bloqueio de Lucarelli, a seleção da casa fez 5/4. Com dois pontos seguidos de Lucarelli, um de ataque e outro de bloqueio, o Brasil chegou a 14/9 e forçou a Argentina a pedir tempo. Em boa passagem de Lucão pelo saque, o marcador mostrou 17/11. A seleção brasileira administrou a boa vantagem (19/13) e, com Lucão, marcou o último ponto do Sul-Americano de 2015: 25/16.

Colômbia fica com a medalha de bronze

A Colômbia venceu a Venezuela por 3 sets a 0 (25/21, 27/25 e 25/21) e conquistou a medalha de bronze do Campeonato Sul-Americano adulto masculino, encerrado neste domingo (04.10), em Maceió (AL). O selecionado apresentou um voleibol consistente na partida disputada no ginásio da FAV (Federação Alagoana de Voleibol), com duração de 1h25, e completou o pódio do torneio, que foi disputado por oito equipes.

A campanha da Colômbia contou com três vitórias e duas derrotas, enquanto os venezuelanos se despedem com duas vitórias e três derrotas na competição. Os maiores pontuadores do duelo foram o oposto Agamez e o ponteiro Jimenez, ambos da Colômbia, que anotaram 19 pontos. Pelo lado da Venezuela, destaque para o ponteiro Andy Rojas, que marcou 14 pontos e foi o líder de sua seleção no duelo.

Fonte: CBV

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos