Volkswagen anuncia recall completo até o final de 2016

Novo presidente da montadora, Matthias Müller, afirma que "somente" 9,5 milhões de carros foram afetados por fraude de emissão de poluentes

Getty ImagesNovo presidente do Grupo Volkswagen, Matthias Müller.

Novo presidente do Grupo Volkswagen, Matthias Müller.

Em entrevista publicada nesta quarta-feira (7) pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine , o novo presidente do Grupo Volkswagen, Matthias Müller, disse que a empresa iniciará um massivo recall de veículos em janeiro do ano que vem.

Müller afirmou ainda que a montadora acredita que “somente” 9,5 milhões de carros tenham sido afetados pela fraude de manipulação de emissões de poluentes. “Todos os carros devem estar reparados até o fim de 2016”, disse Müller ao jornal.

Especialistas do setor automotivo haviam estimado que a fraude tivesse afetado cerca de 480 mil carros da Volks nos Estados Unidos, e 11 milhões em todo o mundo. O escândalo sacudiu a indústria automobilística, e executivos já levantaram a perspectiva de demissões em massa na Volkswagen, que emprega 600 mil pessoas.

Além de ter de enfrentar responsabilidade criminal e multas na casa dos bilhões de dólares, a empresa já perdeu aproximadamente um terço de seu valor no mercado de ações desde o mês passado, quando o escândalo veio à tona.

Ao Frankfurter Allgemeine, Müller afirmou que em seu entendimento “apenas alguns funcionários” estiveram envolvidos na manipulação do software dos carros movidos a diesel, reiterando o comunicado oficial da montadora, emitido no início desta semana.

O mais alto executivo da Volks nos EUA, Michael Horn, se apresentou nesta semana em Washington para responder a perguntas de parlamentares americanos. O membro da Câmara dos Representantes dos EUA, Tim Murphy, afirmou que os legisladores investigarão a admissão da Volkswagen de ter instalado “dispositivos manipuladores” em carros a diesel que emitiam muito mais poluentes do que o legalmente permitido.

“O povo americano quer saber por que esses dispositivos estavam instalados, como a decisão de instalá-los foi tomada e como eles não foram detectados por tanto tempo”, disse Murphy, em comunicado. “E nós iremos buscar essas respostas.”

A Volkswagen pode ter de enfrentar penalidades de até 18 bilhões de dólares da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, embora poucos esperem que o fabricante seja condenado a pagar o valor total.

A montadora comunicou que reservou mais de 7 bilhões de dólares para multas, custos para recall de veículos e acordos legais. Há também sinais de que a empresa esteja se movendo para reforçar seu lobby em Washington.

“Normalmente, quando empresas estão tendo problemas, uma das coisas que elas fazem para controlar os danos é intensificar o seu lobby”, afirmou o porta-voz do grupo de interesse público Common Cause, Dale Eisman. “Certamente se encaixará no padrão de outras empresas que tiveram episódios embaraçosos com erros corporativos. Aumentam o lobby e fazem de tudo para reparar sua imagem junto aos tomadores de decisão.”

Fonte: Deutsche Welle

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos