Projeto Literário estimula estudantes alagoanos a publicarem livros

AssessoriaAlunos de São Miguel dos Campos serão beneficiados

Alunos de São Miguel dos Campos serão beneficiados

Com o objetivo de estimular a criatividade de crianças e adolescentes e ser um agente transformador na educação do brasileiro, o professor Luis Junqueira criou o projeto Primeiro Livro, no qual estudantes escrevem, ilustram, fazem o design e publicam seus próprios livros.

A iniciativa, criada em 2009, já atendeu mais de 350 alunos de escolas privadas até 2014. Este ano, a novidade é a chegada do projeto às instituições públicas como unidades da Fundação Casa e Escolas Municipais, de São Paulo e Alagoas, com previsão de atingir mais 300 alunos envolvidos.

Pensando em estimular ainda mais a continuidade dos trabalhos dos alunos e expandir a aplicação do projeto por diversas regiões do país, o Primeiro Livro chega ao Catarse, plataforma de financiamento coletivo, a partir de 15 de setembro. A ideia é conseguir arrecadar verba para publicar 25 cópias de cada livro de cada aluno, e presentear esses jovens autores das instituições públicas no fim do ano.

“Queremos que cada aluno escreva independente das notas e das propostas, que cada um escreva sob o os princípios da liberdade de expressão e da autonomia” conta o professor. A essência do projeto é dar significado social à literatura através da prática da escrita.

“A exposição do projeto, através da plataforma de financiamento coletivo, leva as ideias do projeto para diversas regiões e públicos do país, tornando possível uma colaboração por parte da população em uma parcela deste projeto. Tanto a contribuição financeira como a pedagógica são muito bem-vindas e são um incentivo fundamental para continuarem na jornada de aprimoramento da educação”, comenta Junqueira.

Na prática, o projeto é inserido à grade curricular das instituições, através da oficina para escrever livros de literatura e os alunos participam de todas as fases da criação. A instituição oferece a infraestrutura do local, e a equipe do Primeiro Livro fornece apoio cultural aos estudantes para que possam desenvolver o passo a passo proposto com videoaulas sobre literatura, ilustração e dicas gramaticais.

A finalização do projeto acontece com a noite de autógrafos em uma festa com todos os participantes da instituição ao final do ano letivo. Ao todo, o aluno passa oito meses envolvido no projeto até receber em mãos o material finalizado.

Para Luis Junqueira, o objetivo é atingir cada vez mais escolas e instituições de ensino público e privado pelo país para que os alunos desenvolvam a criatividade, exponham os sentimentos e experiências através de seus livros.

A CRIAÇÃO

A vontade de colaborar com o ensino do país surgiu nos tempos de estágio, ainda na UNICAMP, em 2006. Na época, o aluno de Licenciatura em Letras, Luis Junqueira, participava de atividades em que os alunos orientados podiam escrever livros em sala de aula, na Escola do Sítio. A partir dessa experiência, a ideia de desenvolver um projeto que abrangesse diversas instituições de ensino começou a ganhar forma e a concretização veio após a formação em Letras.

SOBRE O IDEALIZADOR

Luis Junqueira é professor de Língua Portuguesa, licenciado em Letras pela UNICAMP, em 2007, e ensinou alunos de nove a 60 anos em escolas públicas e privadas. Desde 2012, o professor deixou a sala de aula e passou a dedicar-se totalmente ao projeto Primeiro Livro, que considera a sua missão para contribuir na melhoria da educação pública do Brasil.

 

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos