Prefeitura de Maragogi assume administração da UPA

Henrique Madeira define abertura da unidade para dezembro

Um dia após o juiz substituto da Comarca de Maragogi, Pedro Jorge Melro Cansanção, conceder liminar que declarou nulo o ato da presidente da Câmara de Vereadores de Maragogi, Elba Vasconcelos (PSD), que rejeitou, em sessão ordinária realizada no dia 27 de agosto, o projeto de lei da terceirização da Unidade Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, o Prefeito Henrique Madeira se reuniu com vereadores da bancada e assessoria, e, após avaliar algumas questões fundamentais, decidiu que a Unidade será administrada pela Prefeitura.

Ascom MaragogiPrefeito Henrique Madeira

Em seu anúncio, o prefeito explica que a medida foi acertada levando em consideração o tempo em que todo o processo demandou. “Ficamos satisfeitos com a decisão do magistrado em entender que a não aprovação do projeto, tem causado danos enormes à sociedade maragogiense. Mas, para a UPA ser administrada por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), precisaríamos lançar um edital de chamamento para atrair os interessados, o que ultrapassaria o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde, que determinou o mês de dezembro como limite”, explica.

Após a abertura, o gestor não descarta que futuramente, a administração da UPA possa ser gerida no formato previsto anteriormente. “As unidades de Maceió, são geridas nesse formato terceirizado, considerado um sucesso em outros estados do País. Com o atraso dos repasses dos recursos federais e redução de verbas da União para o setor, se for necessário, buscaremos alternativas que garantam a prestação do serviço com qualidade e efetividade que a população maragogiense merece”, destaca.

Segundo ele, mesmo estando de licença do exercício, o Governador Renan Filho já foi comunicado da decisão e se mostrou extremamente satisfeito. No último encontro com o prefeito, o chefe do Executivo Estadual havia cobrado celeridade para o início do funcionamento da unidade, e garantiu a antecipação de dois meses de recursos para a aquisição dos equipamentos que faltavam.

A administração municipal anunciará nos próximos dias, um processo seletivo para contratação de cerca de 250 funcionários de diversas áreas da saúde, que priorizará os maragogienses, conforme determinação do gestor. Após a conclusão dos trâmites burocráticos, a UPA que funcionará em regime de 24 horas, durante os sete dias da semana, com atendimento para urgências de pequena e média complexidade. O prédio contará também com laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, consultórios de pediatria e clínica médica, ambulatório para sutura, medicação, nebulização, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico, abrirá as portas oficialmente no mês de dezembro, com data a ser definida.

“A UPA Santo Antônio, é uma conquista para saúde da população. Vamos concluir o ano de 2015, garantindo maior tranquilidade aos usuários do Sistema Único de Saúde, além de gerar mais empregos e renda”, finalizou Madeira.

Fonte: Prefeitura de Maragogi

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos