Brasil estreia nas Eliminatórias em busca de confiança

O Brasil começa nesta quinta-feira, com time e técnico colocados em uma panela de pressão, a caminhada rumo à Copa-2018. No Estádio Nacional, em Santiago, às 20h30, contra o Chile, atual campeão da Copa América , Dunga entrará na segunda edição de Eliminatórias dele já sabendo o que o aguarda.

– Cada competição, o Brasil tem que vencer. Essa é uma das diferenças do Brasil. Você ganha, no outro dia está sendo cobrado. Insistem em falar que bom é o espetáculo, mas cobram resultados. O resultado é importante, mas tem que ter qualidade para ganhar – afirmou o treinador, que tem, nesta segunda passagem, 14 vitórias, um empate e uma derrota à frente da Seleção, mas sucumbiu na única competição oficial que disputou (Copa América, no mesmo solo chileno).

O treinador tem ciência de que o momento não é de mil maravilhas. Para acrescentar o volume de questionamentos, nada de Neymar em campo. Durante a semana, dois dos mais experientes jogadores – Kaká e Daniel Alves – admitiram que o momento é de recuperar a credibilidade do Brasil. Mas Dunga responde dizendo que não há fórmula mágica para isso, além de resolver em campo, como no duelo desta quinta:

Dunga sorri em coletiva de imprensa
Dunga sorri em coletiva de imprensa

Foto: Leo Correa / MoWA Press

– Todo mundo que chegar no meu lugar vai ter desconfiança. É normal. Não tem outra forma, tem que trabalhar e ganhar.

Por conta disso é que, já projetando os confrontos em solo brasileiro que o treinador manda, de Santiago, o recado para a torcida:

– Nós somos Brasil. Na boa e na ruim. Os jogadores vão precisar do apoio do torcedor, do carinho, principalmente quando o jogo não tiver se encaixando. Tem que dar a tranquilidade e personalidade de arriscar as jogadas em campo.

Para concretizar a missão de largar com vitória na caminhada rumo à Copa, Dunga resolveu esconder o jogo. Nos dois treinos com o grupo completo, só 15 minutos de abertura para imprensa e torcedores, mantendo as dúvidas no time titular, especialmente em relação ao meio-campo (Elias ou Fernandinho) e lateral esquerda (Marcelo ou Filipe Luís).

Mesmo em terra estrangeira, Dunga não quer o time intimidado:

– O futebol moderno mostra que só se defender não dá. Tem também que atacar, igual a um pugilista.

E que o nocauteado seja o Chile.

1954 – Chile 0 x 2 Brasil
1958 – Peru 1 x 1 Brasil
1962 – Não disputou
1966 – Não disputou
1970 – Colômbia 0 x 2 Brasil
1974 – Não disputou
1978 – Colômbia 0 x 0 Brasil
1982 – Venezuela 0 x 1 Brasil
1986 – Bolívia 0 x 2 Brasil
1990 – Venezuela 0 x 4 Brasil
1994 – Equador 0 x 0 Brasil
1998 – Não disputou
2002 – Colômbia 0 x 0 Brasil
2006 – Colômbia 1 x 2 Brasil
2010 – Colômbia 0 x 0 Brasil
2014 – Não disputou

CHILE X BRASIL
Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Data/Hora: 8/10/2015, às 20h30
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Auxiliares: Christian Lescano e Byron Romero

CHILE: Bravo, Medel, Jara e Silva; Isla, Diaz, Gutierrez e Mena; Vidal (Valdivia); Sanchez e Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.

BRASIL: Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Elias, Oscar, Willian e Douglas Costa; Hulk. Técnico: Dunga.

Fonte: Lance

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos