Câmara integra ação dos Correios para reduzir devolução de correspondências

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PMDB), se reuniu, no final da manhã desta sexta-feira (9), com o diretor regional dos Correios em Alagoas, Robson Nunes. O encontro foi para discutir formas de se buscar uma solução para um velho problema que prejudica a população da Capital: a falta de nomes oficiais de ruas e avenidas, assim como, em alguns casos, da duplicidade na identificação.

Segundo Nunes, a situação gera a devolução de cerca de 30% das correspondências, o que equivale a alguns milhões de itens mensalmente que não chegam a seus destinatários. “Há uma cobrança grande do maceioense por uma solução, por isso, estamos buscando uma parceria com os integrantes que podem mudar essa realidade. Tanto a Câmara de Vereadores, quando o Executivo, através da SMCCUtem como colaborar”, disse o diretor regional.

Ainda de acordo com ele, aos Correios cabem apenas a definição de Código de Endereçamento Postal (CEP), mas esse processo só pode ser efetivado, quando o logradouro recebe um nome oficial. “Em nossos cadastros, há mais de mil ruas que não estão identificadas. É preciso batizá-las”, brincou.

Com base nas informações passadas pela Diretoria de Cadastro, Busca e Identificação de Logradouros da Câmara de Maceió, o presidente Kelmann explicou que antes de um Projeto de Lei ser aprovado, denominando uma via, há uma busca para se saber se aquele local já recebeu um nome, evitando assim a duplicidade. “Por lei, não podemos alterar o nome de uma rua ou avenida, quando já há uma identificação oficial”, esclareceu, completando que em muitos casos, uma determinada localidade é conhecida há anos por uma denominação, mas que não é oficial. Por isso, acabam recebendo um outro nome. “O que podemos e devemos fazer, é evitar essa alteração, tentando, na medida do possível, respeitar a identificação já amplamente utilizada”.

O presidente propôs ainda a formação de uma “força tarefa”, reunindo técnicos dos Correios, Câmara e Prefeitura visando a unificação dos cadastros. “Do que depender do Poder Legislativo, vamos buscar uma solução definitiva para o caso”, assegurou.

Kelmann Vieira lembrou ainda que a regularização e atualização das informações vai ajudar também o comércio da Capital. “Hoje, com o desencontro de dados sobre as ruas, muitas lojas não conseguem sequer fazer uma simples cobrança de um consumidor inadimplente, porque não conseguir localizá-lo”, afirmou.

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos