Tentativas de suicídio podem aumentar após cirurgia bariátrica, diz estudo

Em um novo estudo, feito pelo ‘Instituto de Investigação Sunnybrook’, em Toronto, Canadá, os pesquisadores concluíram que pessoas que passam por cirurgia para redução de peso (cirurgia bariátrica) têm um risco 50% maior do que a média da população de tentar cometer suicídio após a operação. O resultado foi publicado no ‘Journal of the American Medical Association (JAMA).

A pesquisa teve a participação de 8.815 habitantes da província canadense de Ontário que passaram por cirurgia bariátrica (banda gástrica, gastroplagia, bypass) entre 2006 e 2011. Todas as pessoas analisadas foram acompanhadas durante seis anos, sendo três anos antes e três após o procedimento.

Reprodução

A pesquisa teve a participação de 8.815 habitantes

Em outros estudos já havia sido constatado que problemas de saúde mental podem resultar do excesso de peso, mas os cientistas ainda não tinham conseguido identificar se os riscos de auto-mutilação aumentavam antes ou após a cirurgia.

O número de emergências por auto-mutilação entre as pessoas acompanhadas pelo estudo foi baixo: 111 pacientes tiveram 158 emergências por tentativas de suicídio. No entanto, o risco destas emergências teve um aumento significativo, aproximadamente 50% após a operação.

Fonte: Catraca Livre

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos