Paciente recebe pedido de casamento e realiza cerimônia em unidade da Santa Casa de Maceió

A unidade de cuidados paliativos Cônego João Barbosa Cordeiro foi palco de um momento marcante na vida do paciente Marcelo Vigário Machado. Lutando contra um câncer de estômago aos 48 anos, Marcelo recebeu um pedido irrecusável de sua companheira Sônia, com quem tem um filho de 22 anos: ela o pediu em casamento.

Articulado pela Pastoral da Saúde, o enlace matrimonial foi realizado na presença de familiares do casal pelo padre Cícero Lenisvaldo, capelão da Santa Casa de Maceió. O registro em vídeo do casamento pode ser visto na TV interna e no portal da Santa Casa de Maceió.

O exemplo acima é apenas um entre tantos relatados pela equipe da Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, unidade de internamento da Santa Casa de Maceió especializada no cuidado de pacientes com câncer em estágio avançado.

A Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro foi inaugurada em 2009 no terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, localizada na Praia do Sobral, no bairro do Prado.

Segundo a oncologista Carolina Zau essa é uma das ações que ajudam a fortalecer a relação família-paciente e buscam atender alguns desejos do paciente. São comuns também os aniversários comemorados na unidade pela equipe e familiares com direito à decoração festiva, bolo, salgados, doces e refrigerantes.

“O desejo de uma paciente marcou a todos nós. O sonho dela era tomar banho de chuveiro sozinha, com independência, algo que não fazia há dois meses. Em pouco tempo, após sua transferência para a Unidade, a fisioterapeuta deixou-a em condições, com o auxílio de uma cadeira de rodas, para praticar algo que é tão simples para nós”, disse Carolina Zau.

Aniversários, reencontros e visitas de entes queridos ou parentes distantes confortam os pacientes que lutam contra o tempo para viverem mais e com melhor qualidade de vida.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos