Eleição para conselheiro tutelar de Coqueiro Seco é cancelada

MP constatou diversas irregularidades.

A eleição para o cargo de conselheiro tutelar do município de Coqueiro Seco foi cancelada e uma nova será realizada no dia 18, domingo desta próxima semana. Foi o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) que, após constatar diversas irregularidades, solicitou ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente a nulidade do pleito que ocorreu há cerca de 15 dias.

Após provocar o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o promotor de Justiça Sóstenes Gaia emitiu parecer lamentando as falhas e ilegalidades ocorridas durante a eleição do último dia 04 e informou ao Colegiado que o órgão, único que tem poder para anular o processo de escolha, precisava se manifestar e cancelar a eleição. E foi o que aconteceu na última sexta-feira (09), após reunião entre o membro do MPE/AL e os conselheiros.

“Constatamos uma série de irregularidades e não poderíamos jamais compactuar com elas. Os cadernos do TRE com os nomes dos eleitores não existiam nas duas únicas seções, ou seja, não dava para saber se a pessoa que estava votando, de fato, pertencia aquela comunidade, os moradores da cidade votaram em cinco candidatos e não em apenas um, houve muita gente bebendo nas filas, o que é terminantemente proibido e faltaram fiscais na contagem dos votos. Tudo ocorreu de maneira errada e precisávamos tomar uma providência”, detalhou Sóstenes Gaia.

“Foi por isso que provocamos o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Coqueiro Seco e pedimos para que ele, que tem prerrogativa para tal, adotasse a medida administrativa de tornar sem efeito aquele processo de escolha dos novos conselheiros tutelares. Após analisar os nossos argumentos e as provas atestadas por nós, o Colegiado anunciou a nulidade da eleição”, acrescentou o promotor de Justiça.

O novo pleito será realizado no próximo dia 18 e poderá levar as urnas até seis mil eleitores.

Fonte: MPE/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos