Balanço: PRF flagra sete pessoas dirigindo embriagadas durante feriadão

Quatro delas envolveram-se em acidentes de trânsito

(Foto: PRF / Arquivo)Veículo capotou após perder o controle; condutor preso por embriaguez

Veículo capotou após perder o controle; condutor preso por embriaguez

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, em todo o Brasil, à meia-noite desta segunda-feira (12), a Operação Aparecida. Em Alagoas, o feriado foi marcado por imprudências nas estradas. Durante o período, sete pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Quatro delas haviam se envolvido em acidentes.

Entre os dias 09 e 12 de outubro, dias da operação, a PRF registrou, em Alagoas, 12 acidentes, com nove feridos e um óbito. A morte registrada foi a de uma menina, de 5 anos de idade. Ela foi atropelada na BR 104, em Rio Largo/AL, no final da tarde do domingo (11), véspera do Dia das Crianças. O condutor fugiu sem prestar socorro à vítima.

A sexta-feira (09) e a segunda (12), dias de ida e de retorno do feriadão, foram os dias nos quais mais registraram-se sinistros nas BRs. Juntos, os dois contabilizaram dez dos doze acidentes do final de semana prolongado. A maioria, oito deles, aconteceu na BR 101. O restante na BR 423. Houve, ainda, dois acidentes na BR 104, um registrado no sábado (10) e outro no domingo (11).

O que mais chamou a atenção da PRF no período foi a quantidade de pessoas flagradas dirigindo embriagada. A cada 47 testes de alcoolemia realizados pela PRF no estado, uma pessoa foi pega infringindo a legislação. No total, sete condutores foram autuados por embriaguez ao volante. Em quatro casos, a conduta pode ter sido a principal causadora dos acidentes nos quais eles se envolveram.

ACIDENTES X EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

 

Ascom PRFCondutor foi preso por embriaguez ao volante, em Porto Real do Colégio

Condutor foi preso por embriaguez
ao volante, em Porto Real do Colégio

Entre os condutores que foram presos por apresentar índice de teor alcoólico acima de 0,30 mg/l, conduta considerada crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quatro foram detidos durante o atendimento de acidente de trânsito.

O primeiro sinistro envolvendo embriaguez ao volante foi com um ônibus, por volta das 19h, na BR 423, em Canapi/AL. O coletivo estava trafegando sem passageiros quando o condutor perdeu o controle e o veículo saiu da pista e tombou. O proprietário do carro precisou de um guincho para retirá-lo da pista. Já o motorista, que registrou o índice de 1,07 mg/l de álcool no organismo, foi preso.

Ainda na noite da sexta, uma mulher foi presa em Santana do Ipanema após atropelar um animal na BR 423. Ela estava pilotando uma motocicleta e, assim como a passageira, sofreu ferimentos leves. Depois de ser socorrida e liberada, a motociclista submeteu-se ao teste de etilômetro e foi constatada a embriaguez. Ela estava com 0,88 mg/l.

Outros dois homens foram presos pelo mesmo motivo na tarde de ontem (12), na BR 101.

O primeiro foi preso por volta das 9h da manhã, em São Sebastião/AL. O condutor dirigia um GM Classic, com cinco ocupantes, quando perdeu o controle do automóvel e capotou. Ele e mais uma passageira, sua filha, de 20 anos, ficaram feridos. O índice de álcool encontrado no organismo do motorista foi de 0,43 mg/l.

Horas mais tarde, às 16h, houve uma colisão traseira entre dois caminhões, em Porto Real do Colégio, na divisa de Alagoas com Sergipe. O acidente não resultou em vítimas, mas um dos caminhoneiros foi preso acusado de dirigir sob efeito de álcool.

Ele estava conduzindo um caminhão carregado de farinha de trigo, que seguia de Recife/PE para Salvador/BA, com 0,84 mg/l de ter alcoólico.

Os presos por embriaguez ao volante na sexta-feira foram levados para as Delegacias de Polícia Civil de Delmiro Gouveia e de Palmeira dos Índios, respectivamente, e os detidos de ontem para a de Penedo.

PRISÕES E APREENSÕES

Além dos flagrantes de embriaguez, a PRF prendeu, na sexta-feira, um foragido da Justiça de Pernambuco. Ele já cumpria pena por tráfico de drogas e estava no regime semi-aberto, com uma tornozeleira eletrônica, quando foi capturado pela PRF na BR 101, em São Miguel dos Campos/AL.

Também em São Miguel, durante o atendimento do tombamento de um caminhão carregado com biscoitos, uma pessoa foi presa por furtar objetos da vítima acidentada. Antes mesmo do condutor do caminhão ser socorrido, um homem foi flagrado furtando equipamentos eletrônicos de dentro da cabine do veículo.

Também na abertura da operação, na sexta, a PRF apreendeu mais de meia tonelada de mariscos que estavam impróprios para consumo humano. Cerca de 550 kg de massumin e sururu estavam vindo de Maceió e seriam comercializados em Aracaju/SE, mas estavam sendo transportados sem a refrigeração adequada. A vigilância sanitária municipal foi acionada e realizou o descarte dos alimentos.

As três ocorrências foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil em São Miguel dos Campos/AL.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

 

Ascom PRFAção de educação para o trânsito na rua fechada, na orla de Maceió

Ação de educação para o trânsito na rua fechada, na orla de Maceió

Além das fiscalizações nas rodovias federais em Alagoas, a PRF também realizou, no domingo (11), uma ação de educação para o trânsito na orla de Maceió voltado para o transporte correto de crianças em automóveis e motocicletas. A ação aconteceu na véspera do Dia das Crianças, comemorado dia 12.

No estande da PRF, montado na rua fechada, na praia da Ponta Verde, os visitantes puderam ver os três modelos de cadeirinhas que devem ser utilizados pelas crianças entre 0 e 7 anos. Pais e responsáveis dos pequenos puderam tirar as suas dúvidas quanto ao momento certo de passar de um dispositivo para o outro e a forma correta de utilização de cada um deles.

As crianças ainda se divertiram com o boneco PRFzinho, que alegrou aqueles que passavam pelo local.

Fonte: Ascom PRF

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos