‘Presos têm celular como qualquer pessoa’, diz agente penitenciário

Agente de PE conta que os detentos fazem plano de internet 3G ou 4G. Detento de Igarassu postou fotos com lagosta, correntes de ouro e uísque.

Em postagem no Facebook, preso chama cela de 'Suíte VIP' (Foto: Reprodução / TV Globo)
Em postagem no Facebook, preso chama cela de ‘Suíte VIP’ (Foto: Reprodução / TV Globo)

“Os presos têm celular da mesma forma que qualquer pessoa tem na rua”. A acusação vem de um agente penitenciário de Pernambuco que não quis se identificar em entrevista ao NETV 1ª Edição desta sexta-feira (16). O comentário foi feito depois que Paulo Henrique Serpa, detento do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, postou fotos de lagosta e uísque no Facebook. Ele cumpre pena por tráfico de drogas e homicídio no local, que tem capacidade para 426 detentos e atualmente abriga 3.797.

[Veja vídeo acima]

O agente explicou que quando os bloqueadores de sinal funcionavam, o uso de celular diminuiu. “Hoje que eles tiraram os bloqueadores, os presos fazem plano de internet 3G ou 4G e alugam a senha pra que outros possam ter acesso”, detalha. Com isso, as atualizações da página da rede social são garantidas.

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), responsável pela administração dos presídios em Pernambuco, alegou que foi feita a compra de bloqueadores de celular, mas que eles foram devolvidos pelo estado porque não funcionavam da maneira esperada.

Na postagem de Paulo Henrique Serpa, ou PH, como é conhecido, aparecem na cela televisão e equipamento de som. Além de latas de cerveja, de cachaça, garrafas de uísque, pratos de camarão e lagosta. A Seres explicou que cada cela pode ter uma TV e um som porque isso está previsto no Código Penitenciário de Pernambuco, mas afirma que não admite regalias dentro das unidades prisionais do estado e que foi aberta uma sindicância pra apurar os fatos.

O agente penitenciário disse que os equipamentos de som e TV são autorizados pela direção, mas ficam na cadeia caso o preso seja transferido.  “É regra da cadeia. Só leva [ao sair] uma mochila pequena, um colchonete e o que estiver no corpo. Se acontecer do estado transferir, ele vai se dar bem de novo em outra cadeia porque para chegar lá e vai ter dinheiro. Vai vender cordão de ouro, relógio de ouro, tênis caro”, exemplifica.

A Secretaria também disse que tem intensificado a fiscalização na entrada dos presídios pra evitar celulares, armas e outros objetos proibidos. E que as vistorias e ações de inteligência têm sido feitas periodicamente e intensificadas com o uso de câmeras de segurança, equipamentos de raio x e detectores de metais.

Um representante da Superintendência de Segurança Prisional esteve no presídio de Igarassu na quinta-feira (15) para ouvir Paulo Henrique Serpa. O representante disse que o preso falou que as fotos são de 2013. De acordo com a Secretaria, Paulo Henrique vai ter que responder ao conselho de disciplina do sistema penitenciário.

Entenda o caso
Paulo Henrique Serpa, conhecido como “PH”, é o chaveiro do Pavilhão D, cuidando da abertura e fechamento das celas. Nas redes sociais, ele exibe as regalias que afirma ter. Na foto em que aparecem uma TV e um equipamento de som, ele diz que “manda” no lugar e chama a própria cela de “suíte VIP”. A página era atualizada diariamente, mas foi tirada do ar no fim da tarde de quinta e ele foi afastado da função de “chaveiro”.

No Facebook, o preso anunciou que, no domingo, que é dia de visitas, “a festa está garantida”. PH afirma ainda que quem manda no presídio são os chaveiros. Em uma foto em que aparece um prato de frutos do mar, o detento ironiza os agentes penitenciários, que “comem a boia”.

As fotos na rede social exibem ainda correntes supostamente muito valiosas. Segundo um agente penitenciário, que prefere não se identificar, o objeto deve ser de ouro, pois os presos ricos fazem questão de manter com eles objetos assim. “Eles ficam ricos dentro da cadeia, comandam o tráfico, cobram taxa de limpeza. Na verdade, é uma taxa de sobrevivência dentro do presídio”, explica o agente.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos