Unidade Móvel do Hemoal realiza coleta de sangue em São Miguel dos Campos nesta quarta (4)

Ação ocorre no Rotary Club, das 8h às 16h, para manter estoque estabilizado

Para repor o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), a unidade móvel do órgão realiza, nesta quarta-feira (4), coleta externa no Rotary Club de São Miguel dos Campos. A ação, que irá contar com uma equipe multidisciplinar para atender os candidatos à doação voluntária, ocorre das 8h às 16h.

Carla Cleto/HemoalDoação de sangue foto Carla Cleto (34)

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Ainda de acordo com o MS, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. Para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informa a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Maceió e Arapiraca
Os candidatos à doação de sangue podem se dirigir ao Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Caso prefiram, podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h.

Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.

Doe +
E para os voluntários que desejam agendar uma doação de sangue, o Hemoal disponibiliza o aplicativo Doe +. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no Google Play, para smartphones com sistema operativo Android, através das tags “Doe +” e “Hemoal”.

Por meio do aplicativo, o usuário pode agendar a doação no Hemoal Trapiche, criar e compartilhar campanhas educativas que informam aos doadores da necessidade de um determinado tipo sanguíneo, além de serem alertados quanto ao prazo que podem retornar para uma nova doação de sangue. Também através do Doe +, o voluntário pode se informar sobre os principais pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos