Curso aborda procedimentos para atendimento de peixes-boi marinhos

IMAima

Durante toda a quinta-feira (05) acontece, na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), o curso de Monitoramento de Peixes-boi Marinhos. Com a participação de representantes de diversos órgãos ambientais, a atividade envolve noções de biologia, cuidado com o mamífero aquático, protocolo de ocorrências e coleta de dados de campo.

Organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Associação Peixe-boi, o curso está divido em duas etapas.

A primeira, que acontece durante toda a quinta-feira (05), é a parte teórica. Com apresentações e debates sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, biologia, atendimento de ocorrências e quando é necessário intervir ao avistar um peixe-boi.

A data da segunda etapa será definida pelos participantes, durante a conclusão da primeira. Na ocasião, será realizada uma visita de campo, quando os participantes deverão participar de uma aula na base do ICMBio, localizada no município de Porto de Pedras. Entre as temáticas abordadas: recinto de aclimatação e monitoramento por telemetria, primeiros socorros em caso de encalhe do animal e visita à sede da Associação Peixe-boi.

Além de oito técnicos dos setores de fiscalização, gerenciamento costeiro e educação ambiental do IMA, participam ainda representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e Organizações Não Governamentais (ONGs) do estado.

Fonte: IMA/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos