Sempma divulga balanço de ações de fiscalização

Sempmasempma

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) divulgou o balanço das ações promovidas pela Coordenação de Fiscalização do órgão. De janeiro a outubro desse ano foram emitidas mais de mil infrações. Os trabalhos dos agentes ambientais têm como objetivo monitorar e, constatando irregularidades, agir conforme o Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.

 Entre as infrações mais comuns estão a ausência da licença ambiental, desmatamento, aterros clandestinos, reincidência de autuações, construções irregulares, assoreamento de rios e córregos, queimadas, transporte irregular de material de construção e apropriação de áreas de preservação. Diariamente os fiscais recebem denúncias por telefone. Segundo José Soares, coordenador de fiscalização, são essas informações que auxiliam na identificação de grande parte dos crimes ambientais.

“As irregularidades são as mais variadas e essa interação entre a população maceioense e a Sempma é importante para combater esse tipo de crime”, disse Soares.

Em segundo lugar no ranking de infrações está a Operação de Combate ao Esgoto Clandestino, com uma numerosa participação de 952 intervenções em estabelecimentos comerciais, residências, hotéis e bares, além do próprio sistema coletor de saneamento da capital. Duas equipes integradas trabalham diariamente para tentar detectar os crimes envolvendo os efluentes líquidos lançados de forma irregular no meio ambiente.

Com a aplicação de multa, a Sempma investe em equipamentos novos e modernos que irão auxiliar ainda mais na busca dessas infrações. Nos próximos meses, um robô denominado “tatuzinho” varrerá as galerias de águas pluviais de Maceió em busca de ligações clandestinas e fissuras nas paredes das galerias, mapeando tudo o que encontrar pela frente, com recursos visuais e georreferenciais.

Seguindo a sequência das infrações: poluição hídrica com 551 autuações, poluição sonora com 230, poluição atmosférica com 230, notificações diversas (168) e 40 empreendimentos interditados.

A Sempma também participa da Operação Sossego, da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O órgão municipal esteve presente em 21 edições da ação.

“Crimes ambientais em Maceió não estão sendo mais permitidos e todos os que forem encontrados serão punidos conforme a lei. O meio ambiente não pode mais sofrer tantos danos causados pelo homem. Nossas ações serão enérgicas e os novos equipamentos irão ser empregados para coibir os novos crimes”, disse David Maia, gestor da Sempma.

As denúncias podem ser feitas das 8h às 14h pelos telefones 3315-4735 e 3315-4736. Para denúncias envolvendo esgoto, o número da Operação de Esgoto Clandestino é o 9 8752-2044, disponível 24 horas. A Sempma fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro.

Fonte: Sempma

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos