Filmes alagoanos participam do 8º Curta Taquary em Pernambuco

Assessorianelson

O Estado de Alagoas está bem representado no 8° Curta Taquary. O festival, considerado umas das principais vitrines de curtas-metragens do Brasil, irá exibir dois filmes alagoanos durante a edição 2015. Todos serão exibidos em mostras paralelas, na Mostra Diversidade será a ficção Valleria Brasil, de Almir Guilhermino. Já na Mostra Curta Documentário será o premiado Nelson dos Santos, de Paulo Silver e Albert Ferreira. O 8° Curta Taquary ocorre entre os dias 23 e 27 de novembro, em Taquaritinga do Norte, Pernambuco.

Um dos destaques da programação, Valleria Brasil, de Almir Guilhermino, exibido na 16° edição do FestCine, narra a história de um alagoano que fugiu de sua terra pelo direito de se vestir de mulher. Já Nelson dos Santos, de Paulo Silver e Albert Ferreira, outro que merece atenção, recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano, em 2014, no Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Também foi premiado na Mostra Sururu de Cinema Alagoano, em 2014, com Prêmio de Melhor Plano Cinematográfico e Prêmio Especial do Júri. Na Mostra Curta Pará de Cinema, em 2014, ganhou o Prêmio do Júri Popular.

Em 2015 o Curta Taquary vai apresentar 165 filmes de 17 estados brasileiros e 25 países. Na programação, o festival terá três mostras competitivas e 12 mostras paralelas, além de oficinas, seminários e palestras sempre com entrada franca. Nesta edição serão homenageados a atriz e produtora paulista Gilda Nomacce e o diretor e roteirista pernambucano Camilo Cavalcanti. Mais informações pelo site oficial do evento:http://curtataquary.blogspot.com.br.

Festival Internacional Curta Taquary

Idealizado por Alexandre Soares, diretor e curador do festival, o Curta Taquary teve início em 2005. Reúne artistas, ativistas e amantes da sétima arte em Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, com a proposta de apresentar uma grande diversidade de curtas-metragens nacionais e internacionais ao público da região. Desde a primeira edição o festival já apresentou mais de 1000 curtas para mais de 25 mil pessoas. Neste ano, o oitavo Curta Taquary, além das mostras competitivas, terá uma programação com seminários, oficinas e palestras, sempre com entrada franca. O projeto tem incentivo/patrocínio da Funcultura, Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Fundação do Patrimônio histórico e artístico de Pernambuco.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos