Alagoanos se reúnem para comemorar o tradicional Dia da Bandeira

Solenidade tradicional lembra a importância e o simbolismo do pavilhão nacional. (Foto: Ailton Cruz)
Solenidade tradicional lembra a importância e o simbolismo do pavilhão nacional. (Foto: Ailton Cruz)

No alto da Praça dos Martírios, as bandeiras municipais, estadual e nacional balançaram mais uma vez em homenagem ao tradicional Dia da Bandeira comemorado, nesta quinta-feira (19), em todo o país. O evento representa um resgate histórico do legado nacional com a reinserção da data no calendário oficial de celebrações do Estado de Alagoas e, principalmente, a retomada da participação de toda a comunidade alagoana na solenidade.

Entre crianças, idosos e adultos, o encontro chamou a atenção de todos que passavam pelo local. Para os irmãos Nogueira, Luciene, Adriana e Luiz Eduardo, que assistiam pela primeira vez o hasteamento das bandeiras, o momento foi de verdadeira confraternização. “Foi emocionante presenciar o evento. Nunca tínhamos participado antes e presenciar pessoas de todas as idades reunidas para relembrar uma data importante para todo o país foi maravilhoso”, revela Luciene Nogueira.

Se para a família Nogueira a experiência foi inédita, a aposentada Nelma Sulli Barros comemorou a volta da realização do evento para o público. “Sempre acompanhei e participei de todas as solenidades. É muito bom poder rever e participar de um evento que traz também a história do nosso país. Incentivo a todos a virem nos próximos anos, vale muito a pena”, afirma Nelma Barros.

Depois de mais de dez anos sem coordenar a solenidade fora dos quartéis, tendo apenas administrado o ato simbólico dentro das unidades militares, neste ano, a Polícia Militar do Estado de Alagoas decidiu abrir o evento para toda a comunidade alagoana. Outra novidade foi a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que comandou a cerimônia militar junto com a PM, reforçando a integração entre as instituições.

“Neste ano, decidimos retornar ao que fazíamos anteriormente e celebrar na presença de toda a população alagoana. O Dia da Bandeira é uma data que acontece em todo o país, um evento para exaltar o nacionalismo em todos os cidadãos e nada melhor do que dividir esse momento com quem mais representa nosso Estado: a comunidade alagoana”, destaca o coronel Louvercy Monteiro, da Polícia Militar.

O tradicional hasteamento das bandeiras marcou o iniciou da solenidade, que contou ainda com a troca e a incineração das bandeiras inservíveis, ou seja, que pelo tempo de uso não tem mais finalidade para o Estado. Os oficiais militares seguiram para o Museu Palácio Floriano Peixoto, onde as cinzas das bandeiras foram enterradas. Encerrando o evento, representantes da PM e Corpo de Bombeiros desfilaram em continência ao Pelotão Nacional.

Bandeira Nacional

Idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares, a Bandeira Nacional foi instituída no Brasil pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instaurada por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve assinatura de Francisco Braga.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos