Escola alagoana implanta jogo de xadrez como ferramenta educacional

As peças do xadrez são confeccionadas com materiais recicláveis

JG NotíciasAs peças são confeccionadas com materiais recicláveis

As peças são confeccionadas com materiais recicláveis

A Escola Estadual Mário Gomes de Barros, localizada na cidade de Joaquim Gomes, resolveu estimular o aprendizado dos alunos a partir de jogos de xadrez. O projeto, idealizado pelo professor de química, Adriano Nascimento, visa melhorar a concentração dos alunos, aguçar a criatividade e exercitar a mente para resoluções de problemas.

De acordo com o professor Adriano Nascimento, o xadrez é um jogo intelectual com capacidade de desenvolver melhor a parte cognitiva do cérebro além de proporciona à interação entre os alunos e auxiliar na disciplina.

O estímulo a criatividade dos alunos já começa na primeira etapa do projeto uma vez que os estudantes terão que confeccionar peças gigantes do xadrez com materiais recicláveis.  Eles utilizarão latas, garrafas pet, papel e cola caseira para montar cada peça.

Com as peças prontas, o projeto será lançado e dará início ao trabalho educacional através do xadrez em cada disciplina. Em seguida, haverá a confecção do tabuleiro de xadrez junto com a produção da bio-cola e cópia das peças. Tudo isso acontecerá no pátio da escola. 

Por fim, os alunos participam de um  apresentações culturais e realizam um xadrez humano e um torneio.  Esta atividade deve acontecer na primeira semana de janeiro.

 “Cada disciplina trabalhará o xadrez dentro de sua área, por exemplo: Em química, será trabalhado os conceitos da matéria e o meio ambiente bem como a reciclagem e interações moleculares, de modo que, o aluno entenda como se dá o processo de um material colar em outro, como funcionam as colas, como se produz uma cola caseira. Iremos também trabalhar a preservação ambiental”, disse o professor Adriano.

Desde 2003, o Ministério da Educação tenta implantar nas escolas de todo o Brasil o projeto Xadrez nas Escolas. Algumas unidades de ensino do país já aderiram o jogo de xadrez como ferramenta educativa.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos