Bombeiros removem palmeiras imperiais com iminência de queda na Fernandes Lima

Militares fizeram a retirada de duas das quatro palmeiras imperiais que estão no Ministério da Agricultura.

(Foto Milton Rodrigues / Alagoas 24 Horas)Bombeiros fazem cortes na copa das árvores (Foto Milton Rodrigues / Alagoas 24 Horas)

Bombeiros fazem cortes na copa das árvores (Foto Milton Rodrigues / Alagoas 24 Horas)

Após a polêmica queda de uma árvore centenária na Avenida Fernandes Lima, na última sexta-feira (20), foi iniciada na manhã deste domingo (22), uma nova operação para remover duas das quatro palmeiras imperiais que estão nas dependências do Ministério da Agricultura e que também oferecem risco de queda.

Agrônomos e técnicos da Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Sempma), além do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para o trabalho de supressão das palmeiras. De acordo com o agrônomo Valdir Martiniano, uma avaliação técnica realizada na primeira árvore aponta que um fungo teria sido o responsável pela queda.

“Só um exame laboratorial pode comprovar com certeza, mas acreditamos quem uma espécie de fungo tenha atacado o tronco das árvores que ficou enfraquecido”, diz o técnico. O material coletado será enviado para o Centro de Ciência Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). “O fungo pode ter passado pelas raízes e todo o solo pode está contaminado. Queremos estudar para saber se estamos lidando com alguma praga”, garante o agrônomo.

Enquanto isso, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) fizeram um bloqueio nos dois sentidos da Avenida Fernandes Lima . Os bombeiros fizeram a remoção dos troncos das árvores. “Essa é uma ação preventiva, por isso estamos fazendo o corte”, conta Magno Palmeira, diretor administrativo da Sempma.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos