Ifal inicia curso que aprofunda debate sobre crises ambientais

AssessoriaSAM_0446

Desenvolver as cidades com responsabilidade ambiental é hoje um dos maiores desafios da humanidade. E foi também o que levou a alagoana Jhersyka Barreto, de 24 anos, de volta à sala de aula após concluir a graduação em Arquitetura. Para ela, o planejamento urbano deve estar diretamente associado a políticas de meio ambiente.

“Acredito que não há como separar uma coisa da outra. Nós precisamos conhecer bem os impactos da urbanização sobre o Meio Ambiente para podermos desenvolver as cidades investindo em tecnologias compensatórias. Na universidade, senti falta dessa base técnica voltada para o meio ambiente e decidi continuar os estudos para poder atuar com responsabilidade”, conta Jhersyka.
Ela e outros 42 alunos fazem parte da nova turma do curso de Especialização em Educação e Meio Ambiente, oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no campus de Marechal Deodoro. O curso é totalmente gratuito e aprofunda a discussão sobre teorias e práticas alternativas para o tratamento do meio ambiente no Brasil e no mundo.
“As profundas crises ambientais que vemos atualmente, inclusive com danos à economia, mostram que precisamos começar a pensar diferente. É preciso fugir do pensamento predominante e colocar em prática ações que ataquem não as consequências, mas as causas destes problemas. É isto que nossa Especialização oferece à sociedade: uma oportunidade de fazer diferente”, explica o coordenador do curso, Zilas Nogueira.
Esta é a segunda turma do curso de Pós-Graduação oferecido pelo Ifal em Marechal Deodoro. As aulas começaram na última sexta-feira (13) e são realizadas a cada duas semanas, sempre às sextas e aos sábados. Metade das vagas foram ofertadas para profissionais, professores e técnicos-administrativos da rede pública de ensino (estadual, municipal ou federal). Para mais informações, acesse: http://www.portalgestaoambiental.com.br.
Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos