Seminário Internacional destaca desenvolvimento do ‘Caminhos do São Francisco’

Wesly Menegari/SedeturWesley Menegari

Fomentar o desenvolvimento do turismo na região Caminhos do São Francisco por meio do planejamento do destino, ao mesmo tempo em que inserir a comunidade local na cadeia produtiva do setor, foram as principais metas do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco. 

Para encerrar o projeto, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro será realizado, no município de Piranhas, o 1º Seminário Internacional de Turismo, tendo como tema principal o desenvolvimento da atividade turística na região, considerando os aprendizados e avanços obtidos ao longo do programa.

Voltada para o trade turístico, empresários, gestores municipais das regiões envolvidas e toda comunidade local, a programação do primeiro dia de evento contará com painéis como “Caminhos do São Francisco: planejando e desenvolvendo o destino”, “Cenários e tendências do turismo mundial”, “Panorama do turismo brasileiro”, “Novos destinos e o mercado turístico” e “Posicionamento de Alagoas e a importância do destino Caminhos do São Francisco”.

Além disso, será realizado o lançamento do livro que apresenta os resultados do projeto e os benefícios trazidos para a população residente na localidade.

“O turismo em Alagoas desempenha um papel protagonista para o desenvolvimento socioeconômico das populações de baixa renda. Nesse sentido, o Projeto de Dinamização e Sustentabilidade atuou de maneira estruturada para capacitar os atores sociais envolvidos com o turismo desta região, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso no cenário turístico do destino Caminhos do São Francisco”, frisou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

No dia 1º de dezembro, as mesas redondas e atividades de encerramento do seminário serão voltadas para a visão dos empresários locais sobre o projeto. No mesmo dia, às 15h, a Organização Mundial de Turismo (OMT) iniciará o curso de Marketing Estratégico de Destinos Turísticos, trabalhando diretrizes gerais sobre promoções e divulgação. A capacitação voltada para os empresários segue até o dia 5 de dezembro.

Para a coordenadora técnica do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, Jannyne Barbosa, toda a programação deverá acontecer de forma dinâmica. “O 1º Seminário Internacional de Turismo vem para comemorar o que construímos até aqui. Por isso, os resultados serão apresentados em uma linha lúdica e dinâmica, trabalhando a continuidade das ações e das iniciativas voltadas para o desenvolvimento”, afirma a coordenadora.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Press Trips

Representando mais uma ação prevista dentro do projeto, a equipe da Sedetur recepcionará, nesta quarta-feira (25), um grupo de cinco profissionais da comunicação e representantes de revistas do segmento turístico nacional e internacional, com o intuito de apresentar e potencializar a divulgação do destino.

No roteiro, está prevista a visita ao Centro Histórico de Penedo e à Foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu. No dia 27, o grupo visitará as cidades de Delmiro Gouveia e Àgua Branca. Já no dia 28, após passeio nos Cânions do Rio São Francisco, a equipe segue para o município de Piranhas.

 No domingo (29), em Piranhas, os profissionais poderão acompanhar a exibição ao ar livre do filme “5x Chico”, que tem como roteiro uma jornada por cada um dos estados banhados pelo Rio São Francisco, retratando a fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades que vivem à margem do rio. A exibição acontece às 19h30, à beira do Rio São Francisco, em uma tela projetada em Canoa de Tolda.

 A equipe ficará em Alagoas até o dia 1 de dezembro.

Fonte: Sedetur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos