Pinacoteca Universitária apresenta a exposição Moira, da artista Eva Le Campion

DivulgaçãoFotografia para divulgação por Brunna de Matteo (1)

A Pinacoteca Universitária recebe no dia 26 de novembro a exposição Moira, da artista plástica Eva Le Campion, com abertura às 20h. Composta de pinturas em tecidos e cerâmicas, a mostra reúne obras que refletem a trajetória da artista e a construção de uma poética própria.

As moiras, na mitologia grega, eram responsáveis por tecer, cortar e determinar o fio da vida dos deuses e dos humanos. A exposição apresenta um conjunto de obras em que artista tece histórias, testemunhadas durante sua vivência com adolescentes de risco, transformando-as em pinturas. “Entre vida e morte, as histórias são tecidas em fios de tinta, do início, meio e fim e isto inclui a mim mesma”.( Eva Le Campion)

A mostra traz esculturas que tem  no barro sua  matéria prima e que irão compor a obra “Ceia Larga”, mesa posta no segundo salão da Pinacoteca. A artista também utilizará suportes como tapetes, panos de chão, sedas e cobertores para os trabalhos de desenho e pintura.

A exposição nos convida para uma experiência visual à poética da artista. Segundo sua filha, Flora Le Campion Uchoa, as “palavras, frases, cores, texturas e ruídos, nos levam a uma experiência visual, tão barulhenta quanto o silêncio da mente, que ocasionalmente sussurra uma dor, um afeto, uma história.”

Eva Le Campion retorna à Pinacoteca Universitária, como artista convidada, após 14 anos de sua última exposição individual neste espaço. A mostra ocupa os dois salões, com 16 obras, e encerra brilhantemente a pauta de exposições de 2015.

Aplicativo da  Exposição
A exposição Moira possui um aplicativo desenvolvido para celular, com o objetivo de disponibilizar conteúdos exclusivos sobre o trabalho da artista, além de facilitar o acesso às demais informações sobre a mostra.

Para baixar o aplicativo da exposição, acesse o site www.app.vc/moira

Serviço
O quê: Exposição Moira
Quando: 26 de novembro de 2015, às 20h
Onde: Pinacoteca Universitária, Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso do Espaço Cultural
Horário de visitação: de 27 de novembro a 24 de janeiro, de 2016 (segunda a sexta, das 8h às 18h)

Entrada gratuita
Mais informações: 3214 – 1545 | pinaufal@gmail.com
Curta a página: www.facebook.com/expomoira

Sobre  a  Artista
Eva Le Campion é alagoana, formada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, em 1980. Frequentou a escola de Artes Visuais do Parque Laje, Rio de Janeiro. Cursou, e também ensinou, desenho e pintura no Ateliê da Fundação Pierre Chalita. Eva desenvolveu  trabalhos artísticos com jovens carentes e em situação de risco desde 1999, quando trabalhou na Cruz Vermelha – programa de atividades com oficinas de tecelagem e cerâmicas que a artista realizou com a comunidade  carente de  Maceió.

Ficha Técnica
Artista Plástica: Eva Le Campion
Produção: Rafael Almeida
Assessoria de Comunicação: Ariane Sapucaia
Produção Gráfica: Rafael Almeida
Projeto Expográfico e Luminotécnico: Rafael Almeida
Fotografia: Brunna de Matteo / Ariane Sapucaia

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos