Meio Ambiente alerta sobre o risco de queimadas

AssessoriaMeio Ambiente alerta sobre o risco de queimadas

Meio Ambiente alerta sobre o risco de queimadas

Falta cerca de um mês para o início da estação mais quente do ano, mas as altas temperaturas típicas do verão já são perceptíveis. Nesse período, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) faz um alerta à população sobre os cuidados com a vegetação. Como as queimadas tornam-se mais frequentes nesta época e, em muitos casos, devido à ação do homem, o órgão orienta sobre como evitar os indesejados focos de incêndio.

Alguns cuidados são essenciais para combater esse tipo de crime ambiental em áreas verdes, terrenos e áreas de proteção: não colocar restos de material de construção, materiais inflamáveis, vidros, latas, ou qualquer outro produto que gere calor ao entra em contato com o sol; não jogar bitucas de cigarro próximo a vegetações verdes ou secas; não roçar um terreno e provocar fogo nos resíduos recolhido, pois o fogo pode se propagar. Embalagens ou produtos plásticos também podem sofrer com o calor e são combustíveis para possíveis incêndios, portanto, não devem ser descartados indevidamente.

A fauna nativa das regiões afetadas sofre para se deslocar para outras áreas e a recuperação desses locais fica comprometida. Incêndios propositais em terrenos baldios próximos a residências também são altamente prejudiciais à saúde humana. A fumaça, quando inalada, pode provocar problemas respiratórios, pulmonares ou complicações alérgicas.

A Sempma lembra que provocar queimadas em vegetação, matas, ou áreas verdes é crime federal e os culpados podem ser punidos com reclusão e pagamento de multa. Em casos de focos de incêndio, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193. Para denunciar queimadas criminosas em vegetação, é preciso comunicar ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) pelo 3315-4325 ou à Sempma por meio do 3315-4735.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos