5x Chico – O Velho e Sua Gente – Filme terá pré-estreia em Piaçabuçu e Piranhas neste fim de semana

Documentário “5x Chico – O Velho e Sua Gente” Ilustra as Belezas e a Vida de Comunidades Ribeirinhas do Rio São Francisco em Alagoas

DivulgaçãoFarol e crianças Foz

“O Rio é o terceiro pai. O primeiro é o do céu. O segundo é o da terra”. Este é um dos depoimentos emocionantes de moradores de sete cidades ribeirinhas das margens do Rio São Francisco que assistirão, em primeira mão, o documentário “5 X Chico – O Velho e sua Gente” a partir de 27/11.

As exibições gratuitas nestas comunidades contam com o patrocínio exclusivo da Lojas Americanas e Americanas.com e vão acontecer nesta sexta-feira (dia 27/11) em Piaçabuçu e, no domingo (dia 29/11), em Piranhas, ambas localizadas em Alagoas. A sessão especial vai distribuir pipocas, apresentar os personagens presentes e, ao final, promoverá uma roda de conversa com o público, os “atores” e o diretor Eduardo Nunes. Em Piranhas, a projeção será feita na vela de uma das duas únicas canoas de tolda existentes atualmente na Bacia do São Francisco. A Canoa de Tolda é uma embarcação típica da região.

Durante 50 dias de viagem, cinco diretores de estilos cinematográficos diferentes acompanham o curso do Rio São Francisco, desde sua nascente em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe. Para cada um dos cinco Estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente e abordagens bem particulares demonstram as expressões culturais da região, como a fé, as lendas, a importância da pesca e a busca pela sobrevivência.

O Estado de Alagoas é cenário sob o olhar do cineasta Eduardo Nunes, que mostra o encontro do rio com o mar, e nos apresenta Seu Heleno, um homem grande no sentido amplo, um dedicado pai e marido que proveu a família a partir do que o Velho Chico pôde oferecer na comunidade de Piaçabuçu. Cheio de fé e alegria, o pescador não tem pudor de revelar afetividade e sintetiza muito do que se vê por todo o percurso do rio.

O filme narra também o episódio de Cícero, que conta a história do rei do Cangaço e se auto-intitula o 29º cangaceiro do bando de Lampião. Moradores de Entremontes (SE), vilarejo de Piranhas que também participaram das filmagens em uma procissão de São Pedro, foram convidados para a sessão especial.

“5X CHICO – O VELHO E A SUA GENTE” é uma produção 3 Tabela Filmes, com coprodução Globo Filmes e Globonews, e distribuição da Arthouse BR. O documentário tem patrocínio da PETROBRAS, através do programa Petrobras Cultural; da ANCINE e da Lojas Americanas | Americanas.com.

Confira o trailer e as fotos do documentário nos links: http://we.tl/WczzT4ljXy e https://flic.kr/s/aHskiNELAD.

5 X CHICO – O VELHO E SUA GENTE

Brasil, 2015, cor, digital, 90min, livre

Direção: Gustavo Spolidoro (Minas Gerais), Ana Rieper (Bahia), Camilo Cavalcante (Pernambuco), Eduardo Goldenstein (Sergipe), Eduardo Nunes (Alagoas)

Idealização e Produção executiva: Izabella Faya

Direção de Produção: Fernanda Reznik

Fotografia: Heloísa Passos

Montagem: Flávio Zettel

Som: Roberto C. de Olveira e Edson Secco

Trilha sonora: Edson Secco

Música original: Edson Secco e Fábio Barros

Produtora: 3 Tabela Filmes

Distribuidora: Arthouse BR

SERVIÇO:

EXIBIÇÃO EM PIAÇABUÇU: 27/11

Local: Praça Francisco de Borja

Horário: 19h30

Entrada franca

EXIBIÇÃO EM PIRANHAS:29/11

Local: Cais do Centro Histórico de Piranhas

Horário: 19h30

Entrada franca

 

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos