Bombeiros e Eletrobras palestram para lojistas sobre prevenção de incêndios no Centro

Iniciativa pretende orientar lojistas e diminuir incêndios registrados em curto espaço de tempo.

Presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior (Foto: Milton Rodrigues / Alagoas 24 Horas)

Presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior (Foto: Milton Rodrigues / Alagoas 24 Horas)

Após os últimos eventos envolvendo incêndios no Centro de Maceió, a preocupação de lojistas e do Corpo de Bombeiros é evitar novos incidentes no período do ano em que os empresários mais faturam com a venda de produtos: o Natal.

Para minimizar esses danos, militares do CB e agentes da Eletrobras palestraram, na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Aliança Comercial, no Centro, e informaram aos lojistas que tipo de medidas podem ser tomadas para que os estabelecimentos não sejam alvos de novos transtornos, como o ocorrido no dia 13 de novembro, em que várias lojas foram destruídas pelo fogo.

De acordo com o presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior, a maioria desses sinistros ocorre no final do expediente, justamente em um horário em que todos os funcionários relaxam na atenção. “A grande parte desses incêndios ocorrem por causa de problemas na fiação, principalmente após o expediente. Então é importante esse treinamento para que os lojistas fiquem atentos como deve ser utilizada a parte elétrica, ter sempre a fiação renovada e o extintor dentro do prazo de validade”, destaca.

Major Rômulo Guedes (Foto: Milton Rodrigues / Alagoas 24 Horas)
Major Rômulo Guedes (Foto: Milton Rodrigues / Alagoas 24 Horas)

Paralelo a isso, os bombeiros realizam também uma inspeção nas lojas quase todo o mês de dezembro, no intuito de fiscalizar a documentação e irregularidades nos equipamentos. “Esse treinamento é muito importante, pois temos um Centro antigo com prédios antigos. No curto prazo tivemos muitos registros de incidentes nessa região, então a questão da legalização das lojas junto aos bombeiros é competência mútua, tanto da nossa parte como da parte do lojista… É como o IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores], o Estado não tem como pegar todos os carros que não pagaram a sua taxa, então é importante esse trabalho de conscientização”, compara.

Somente em 2015, a Aliança Comercial registrou quatro incêndios no Centro, sendo dois de grandes proporções registrados em um pouco mais de três meses, quando o ideal era não ter nenhum. “O laudo desse último ainda está no prazo de 30 dias e não foi entregue pelos bombeiros. Vamos ver com a Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas] também a questão dos hidrantes que é de extrema importância”, salienta o presidente da Aliança Comercial.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos