Aprovado em 1ª discussão, PL que autoriza venda de álcool em estádios é debatido na ALE

Ascom ALEPlenário da ALE

Plenário da ALE

O Projeto de Lei que autoriza a venda de bebidas alcoólicas em eventos desportivos de Alagoas, de autoria do deputado Bruno Toledo (PSDB) gerou discussão entre os parlamentares, na sessão desta quinta-feira (26). O projeto foi aprovado em primeira discussão.

Durante a votação, as opiniões se dividiram no plenário da Casa de Tavares Bastos. O deputado Ricardo Nezinho (PMDB) declarou seu voto contrário e justificou alegando que o projeto fere uma Lei Federal e a bebida alcoólica aumenta a violência nos estádios. Ainda de acordo com o deputado, o álcool é um problema de saúde pública.

“Esta Casa, por mais que às vezes perceba a necessidade dos clubes de acreditar que vai melhorar o público, eu acredito que não aumenta tanto a quantidade nos estádios, e sim reduz o numero de crianças e famílias assistindo aos jogos. O álcool é um potencializador de sentimentos, de emoções, e me coloco como contrário, é um pensamento meu, respeitando as colocações de outras pessoas”, justificou o deputado.

A deputada Jó Pereira (DEM) também votou contra. “Como deputado não tenho condições de concordar, por uma questão de ideologia. Acredito que o consumo exacerba o comportamento nos estádios. Uma Lei Federal proíbe e normatiza de maneira geral. E por isso tudo, pela ilegalidade e prejuízo que causa ao ser humano, não concordo e voto contrário.

Autor do projeto, o deputado Bruno Toledo (PSDB) rebateu as alegações de Ricardo Nezinho e disse que o projeto não apenas libera o consumo, mas que terá algumas regras.

“Hoje as pessoas estão consumindo bebida fora dos estádios, nos bares do entorno, causando tumulto na entrada, que já deixam para entrar no começo do jogo. Se consumir do estádio causa transtorno, deveriam proibir o consumo de bebida alcoólica em todos os locais e tornar a bebida uma droga ilícita. As famílias querem consumir com limites, e estamos criando regras, organizando o consumo, até para fortalecer a renda dos clubes. O estatuto deixa claro que os Estados podem legislar sobre a matéria. Vários Estados estão com leis sancionadas”, justificou o autor da matéria.

Deputado e presidente do CRB, deputado Marcos Barbosa (PPS) pediu o apoio dos pares para que aprovem a matéria e lembrou que um projeto parecido também tramita na Câmara Municipal.

“O estádio vai ser organizado pela Secretaria de Esportes. Nenhum torcedor vai tomar mais que duas cervejas. Peço apoio do conselheiro Dudu Hollanda. Vai ter maior número de torcedores no Estádio. Eu voto consciente que não vai existir mais violência nos estádios”, disse Barbosa

Apesar de, num primeiro momento ter se colocado contra o projeto, alegando preocupação com o incentivo à violência durante os eventos esportivos, ao saber que durante os jogos da Copa do Mundo, a bebida foi liberada nos estádios brasileiros, após ouvir os argumentos do deputado Marcos Barbosa, o deputado Dudu Hollanda (PSD) mudou sua opinião.

“Há uma preocupação, com a bebida liberada, num clássico das multidões. Além da bebida, foi proibida bandeiras, charangas, rojões, tudo para conter a violência. Mas se tivemos bebidas na Copa do Mundo, porque em Alagoas vai ser proibido? Fiquei convencido com as explicações do colega Marcos Barbosa. As pessoas deixam de ir, compram bebida e bebem em casa, vendo o jogo. Estou convencido e meu voto é sim”, disse Dudu.

A matéria foi aprovada em primeira votação, contra os votos dos deputados Ricardo Nezinho, Jó Pereira (DEM), e Thayse Guedes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos