Qualidade da água: laboratório do IMA participa de avaliação nacional

IMAima

Como parte da modernização e melhoria da qualidade nas análises de água oferecidas pelo estado, o Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) está inserido no 1º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais.

A organização dos trabalhos é realizada Agência Nacional de Águas e Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a coordenação da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, e acontece em diferentes etapas.

Segundo o gerente de Laboratório do IMA, Manuel Messias, o primeiro encontro para avaliação da qualidade foi realizada nos dias 23 e 24, em São Paulo. Representantes de 14 estados fizeram coletas de águas brutas para realizar ensaios de campo, químicos e biológicos.

Esse primeiro ensaio pretende, principalmente, determinar o desempenho individual dos participantes, propiciar subsídios para identificação e solução de problemas analíticos, identificar diferenças interlaboratoriais, agregar valor ao controle de qualidade e fornecer confiança aos clientes.

Participam os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Todos os participantes realizaram coletas no Córrego Pirajuçara, afluente do Rio Pinheiros, da Bacia do Rio Tietê em São Paulo. As amostras serão analisadas por todos os laboratórios conforme parâmetros físico-químicos, como turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido, pH,

Alcalinidade, cloreto total, demanda bioquímica de oxigênio, entre outras; e biológicos: coliformes fecais e clorofila-a*.

Cada laboratório seguiu seu próprio procedimento de coleta, como se a situação estivesse dentro de uma rotina. As análises começaram a ser feitas pelos laboratórios em seus estados, na tarde do dia 26. Os resultados serão enviados para um portal específico, até o dia 10 de dezembro, para então ser verificada a qualidade das análises.

“Todos os laboratórios serão avaliados para que seja mantido um padrão de qualidade. Nós recebemos equipamentos dentro do Programa Nacional de Qualidade da Água e agora estamos sendo avaliados sobre o uso desses equipamentos e qualidade do nosso trabalho”, comentou Manuel Messias.

Fonte: IMA/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos