Presos ligados à Andrade Gutierrez são transferidos de presídio para a PF

Photopressotavio2

O presidente afastado da Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo, o executivo Elton Negrão de Azevedo Júnior e o ex-executivo Flavio David Barra deixaram o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (27).

Eles foram levados para a carceragem da Polícia Federal (PF), na capital paranaense, no fim desta manhã, conforme a corporação. A PF não informou o motivo da transferência.

Os três são réus em ações penais oriundas da Operação Lava Jato.

As investigações apontam que as empreitreiras Andrade Gutierreze e Odebrecht, alvos da 14ª fase da operação, agiam de forma mais sofisticada no esquema de corrupção e fraudes de licitações da Petrobras.

Otávio Marques de Azevedo responde por organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais. Já Elton Negrão é reu por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os dois foram presos em junho, na deflagração da 14ª etapa da Lava Jato.

Flávio Barra foi detido no mês seguinte, na 16ª fase da operação, relacionada à Eletronuclear.Ele responde pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Na ação penal originada na 16ª fase, Otávio Marques de Azevedo também é réu, acusado dos mesmos crimes pelos quais já responde no processo referente à 14ª etapa da Lava Jato.

Eletronuclear
No dia 29 de outubro, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar para a Justiça Federal do Rio de Janeiro a ação sobre supostos desvios na Eletronuclear descobertos pela Operação Lava Jato. Com a decisão, o caso saiu das mãos do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, como também ocorreu a investigação sobre o Ministério do Planejamento.

Zavascki entendeu que o caso não está relacionado diretamente com o esquema de corrupção na Petrobras, origem das investigações da Lava Jato.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos