Tudo pronto para a 8ª edição da Agremiação Carnavalesca Ovo da Madrugada

Ascom Penedobloco ovo da madrugada - penedo (2)

Pelo oitavo ano consecutivo, o Ovo da Madrugada tomará conta das ruas do Centro Histórico de Penedo. Puxado por três orquestras de frevo, o bloco afilhado do Pinto da Madrugada e do Galo da Madrugada promete arrastar uma multidão de foliões no próximo sábado, 23 de janeiro.

A concentração acontece a partir das 9 horas na Praça Jácome Calheiros, popular Praça do Coreto. Seguindo o roteiro de todos os anos, imprensa, músicos, colaboradores do bloco e convidados reúnem-se em um animado café da manhã no Restaurante Boca Cheia.

Baterias carregadas, todos partem em direção à orla da cidade. Como de praxe, haverá pontos de banho para amenizar o calor. “São cinco locais para o folião se refrescar, o primeiro ao lado da Escola Gabino Besouro, depois em frente à prefeitura (Praça Barão de Penedo), o terceiro na orla (Praça 12 de Abril) e dois banhos no retorno ao nosso ponto de partida, um em frente ao convento franciscano e o último na Praça do Coreto, onde o feveo segue até o final da tarde”, explicou Ana Elisabete Reis Galvão, presidente da Agremiação Carnavalesca Ovo da Madrugada, sobre o ‘refresco’ com jatos de água lançados por carros-pipa disponibilizados pela Usina Marituba.

Autora da arte que ilustra a camisa do bloco em todas as suas edições, Betinha – como é conhecida – destaca a tranquilidade registrada nos cortejos do Ovo da Madrugada.

“Nós seguimos a tradição do Galo e do Pinto da Madrugada, não usamos corda para isolar foliões e o pessoal curte sem violência, nunca tivemos brigas ou casos extremos de agressão física”, declarou, frisando a proteção necessária, inclusive com segurança privada, para os músicos tocarem sem a interferência de um folião ‘mais animado’, digamos assim.

O folião do Ovo da Madrugada terá três orquestras de frevo para acompanhar: Os Basílios, de Traipú, comandada por Toinho Basílio, filho do maestro autor da partitura do frevo cuja letra é de autoria do médico penedense Luiz Paulo Galvão; Azes do Frevo, do maestro Wellington/Sociedade Musical Penedense; e Roda de Fogo, do Sargento Nilton, com músicos de Penedo e Neópolis-SE.

A festa promovida pelo Ovo da Madrugada também aquece setores da economia penedense, seja por conta do investimento feito pelo bloco em mídia local, contratação de pessoal para segurança ou a produção das camisas em empresa da cidade (Inforgraph).

“Hotéis e pousadas também estão com reservas feitas para o próximo final de semana, o que também significa aumento de consumo em bares, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis. Já houve caso de esgotar estoque de alguns tipos de bebidas em estabelecimento próximo ao ponto de banho na orla, onde o bloco permanece por mais tempo para os músicos poderem se alimentar, mantendo o frevo de forma revezada”, explica Júnior Dantas, Vice-Presidente da Agremiação Carnavalesca.

O sucesso do bloco cujo batizado trouxe a Penedo, em 2008, representantes do maceioense Pinto da Madrugada também resgatou o carnaval de rua da Cidade dos Sobrados ao som do frevo. O que antes acontecia de forma isolada em alguns bairros penedenses, nos dias de carnaval, passou a ocorrer em maior proporção como prévia.

“Incentivados pelo sucesso do Ovo da Madrugada, outros blocos passaram a sair antes do carnaval também. Somente no final da semana passada foram dois, O Molinho e a Nata dos Músicos Penedenses. Antes do Ovo, tem a Boneca Raquel e vários outros sairão depois, então temos orgulho de cumprir um dos pontos do nosso estatuto: resgatar o carnaval de rua de Penedo com frevo!”, afirmou Alcides Regueira Lucena, membro da Diretoria da Agremiação Carnavalesca.

Para tudo isso se concretizar, o bloco tem apoio da Prefeitura de Penedo e da Secretaria Estadual de Cultura. Além dos patrocinadores já citados, colaboram ainda as empresas Unimed, Hospital do Coração do Agreste, Laboratório Proanálises, Laboratório Luiz Galvão, Gastroclínica, Oral Health, Clínica Schwartz & Paiva, Academia Saúde e Vida, Penedo Fitness, Salgados Vovó Dora, Opara Turismo, VIP Seguros, Rio’s Moda Jovem, Loja Sumã, Primavest Modas, Loja Glamour, Mape Presentes, Tropical Modas, Grande Rio Veículos, Grande Rio FM, Penedo FM, Consenco – Construção e Engenharia, Supermercado Oliveira, Supermercado Ki-Barato, Comercial Santiago, AJRS Corretora de Seguros, Ilhamar Seguros, Postos de Combustíveis São Pedro, UBLA Financeira, Cachaça Donzela, Restaurante Daruma, Restaurante e Hotel O Laçador e Restaurante Forte Maurício de Nassau

Pontos de vendas das camisas: Restaurantes Boca Cheia, Forte Maurício de Nassau, Academias Saúde e Vida e Penedo Fitness e Lojas Primavest, Mape Presentes e Rio’s Moda Jovem

Fonte: Ascom Penedo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos