Acidente Pilar: IMA monitora possíveis danos ambientais no Rio Sumaúma

ReproduçãoEngavetamento deixou rastro de destruição na BR 101

Engavetamento deixou rastro de destruição na BR 101

A equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) retornou, nesta terça-feira (26), à BR 101 no município de Pilar, onde um caminhão tanque tombou e derramou parte de uma carga de 44 mil litros de etanol, na tarde da segunda-feira (25). A empresa será intimada a apresentar um relatório do incidente e as medidas tomadas para evitar danos ambientais.

Leia Também: Carreta provoca acidente com 11 veículos no Pilar

O combustível estava sendo levado de uma Usina de Alagoas para o município de São Francisco do Conde, na Bahia. Segundo a empresa acionada pela transportadora, para remediar o incidente, apenas um dos dois tanques vazou e 20 mil litros do etanol teriam sido recuperados.

O restante teria sido derramado no ambiente e também saqueado. Os técnicos do IMA afirmam que o impacto poderá ser baixo porque o etanol é bastante volátil e a evaporação acontece rapidamente. O vazamento aconteceu a poucos metros do rio Sumaúma, mas foram encontrados apenas vestígios do diesel do caminhão na vegetação próxima.

Moradores da região que estavam nas margens do rio, lavando roupas ou outros objetos, foram abordados e relataram não sentir nem cheiro do álcool na água. Nos próximos dias, a empresa poderá ser intimada a apresentar um relatório descrevendo o incidente e as medidas tomadas para evitar danos ambientais.

Fonte: Ascom/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos