UPA do Trapiche: profissionais selecionados se apresentam para o trabalho

Secom/MaceióUPA do Trapiche

Documentação entregue

Com o funcionamento previsto para iniciar no dia 22 de fevereiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Alfredo Tenório, no Trapiche da Barra, começou a receber ontem (04), para reconhecimento do futuro local de trabalho e entrega de documentação exigida, os funcionários aprovados por meio do Processo Seletivo para Contratação de Pessoal. O processo foi realizado e divulgado pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (Isac), empresa vencedora da licitação para a operacionalização da unidade de saúde.

Os candidatos que concorreram a uma das 117 vagas oferecidas para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior, podem conferir o resultado final do processo através do site da Prefeitura de Maceió, no maceio.al.gov.br.  Os aprovados devem se apresentar até esta sexta-feira (05) à UPA do Trapiche da Barra para entregar a documentação. Todos os selecionados passarão por um treinamento intensivo de capacitação.

Os selecionados irão exercer os cargos de agente de portaria, auxiliar administrativo, assistente social, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de higienização e limpeza, copeira, farmacêutico, recepcionista, técnico de radiologia, técnico de segurança do trabalho, auxiliar de farmacêutico, enfermeiro, técnico de enfermagem, supervisor de serviço de higiene e limpeza.

A UPA, que é classificada como Porte III, vai oferecer assistência 24h aos usuários que utilizam o sistema público de saúde do Município. A unidade tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia e vai oferecer atendimento em especialidades como pediatria, clínica médica, ortopedia e odontologia, seguindo as diretrizes e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, destaca a importância da Unidade de Pronto Atendimento para a capital. “Com a UPA em funcionamento, o Município assume a responsabilidade por um equipamento de saúde dentro da rede de urgência e emergência, diminuindo a demanda para o Hospital Geral do Estado”, explica o gestor.

O equipamento será aberto por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, beneficiando os usuários que utilizam a rede pública de saúde. A UPA do Trapiche foi construída pelo Governo de Alagoas com recursos federais e estaduais, e entregue ao Município no final de 2014. Na construção, foram investidos R$ 4 milhões.

Para colocar a UPA em operação, é necessária a execução de financiamento que funciona da seguinte maneira: a União custeia 50%, o Estado 25% e o Município, os outros 25%. Neste primeiro momento, o Estado assumirá também a parte do Governo Federal (totalizando 75%), até que a unidade passe pelo processo de qualificação pelo Ministério da Saúde.

Secom/MaceióUPA do Trapiche

UPA do Trapiche

UPA Trapiche

Classificada como Porte III e com capacidade para atender até 350 pacientes por dia, a unidade disponibilizará assistência 24h. O sistema de acolhimento ao paciente será realizado por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).

A unidade contará com salas de recepção e espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica e pediátrica, câmara escura, sala de raios-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos