Hemoal abre para coleta de sangue neste sábado até às 12 horas

Ação acontece para estabilizar estoque visando atender transfusões no Carnaval.

Os voluntários que desejarem praticar uma ação solidária antes do Carnaval têm uma última oportunidade. Isso porque, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) unidade Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), irá atender doadores de sangue neste sábado (6), das 8h às 12h.

A ação visa assegurar sangue em quantidade necessária para atender hospitais e maternidades durante o feriadão do Carnaval. Posteriormente, o órgão só voltará a atender os doadores na quinta-feira (11), a partir das 7 horas. A partir das 12h do sábado (6) até a quarta-feira (10), haverá plantão interno apenas para liberar sangue e hemocomponentes.

“Estamos realizando esta ação porque necessitamos estabilizar nosso estoque e, principalmente, coletarmos plaquetas, que têm prazo de validade de apenas cinco dias. Contamos com a solidariedade dos foliões, porque sangue não se fabrica e não se compra em farmácias e todos nós podemos necessitar de uma transfusão”, salientou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. As gestantes e lactantes ficam impedidas de se candidatar a doação de sangue.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos