Escolas de samba chegam a todo vapor no 1° dia de Carnaval

Pérola Negra, Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde e Gaviões da Fiel são algumas das escolas que desfilão nesta sexta (5).

G1/Rodrigo GorositoViradouro cantou o enredo ‘O Alabê de Jerusalém: A saga de Ogundana’

Viradouro cantou o enredo ‘O Alabê de Jerusalém: A saga de Ogundana’

“Do Canindé ao samba no pé. A Vila Madalena nos passos do balé”. É com esse enredo animado da escola de samba Pérola Negra que o Carnaval de São Paulo dá a largada na noite desta sexta-feira (5), no Anhembi.

Vice-campeã do grupo de Acesso em 2015, a escola está em clima de comemoração, pois subiu para o Grupo Especial da capital paulista com a apresentação de um enredo lembrando como a pérola é formada em ostras, como é sua coleta e, por fim, como é sua utilização da manufatura de joias.

A segunda a passar pela Avenida do Anhembi, a Unidos de Vila Maria, traz o samba-enredo “A Vila famosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas”, composto por Dudu Nobre, Rafa do Cavaco, Turko, Maradona, Paulinho Miranda, Diego Nicolau, Garoto Bom e Nenê da Vila. Aà frente da bateria vem a rainha Bruna Fonseca e a madrinha Dani Bolina. Em 2015, o samba-enredo da escola foi sobre diamantes.

Com alusão ao sentimento da feminilidade e da maternidade, a Águia de Ouro dá o ar da graça no Sambódromo do Anhembi com a rainha de bateria Cinthia Santos. A escola de samba ficou em 4º lugar no ano passado e celebrou o Japão e dos 120 anos da imigração japonesa no Brasil .

A terceira colocada do Grupo Especial em 2015, a famosa Rosas de Ouro , é a quarta escola a se apresentar e este ano tem o enredo “Arte à flor da pele. A minha história vai marcar você”, que, além de remeter os desenhos no corpo desde as origens ancestrais, mostra alguns de seus significados. Já no ano anterior, a Rosas de Ouro explorou contos de fadas e contou com a musa Ellen Roche, rainha da bateria dede 2007.

Quinta escola a ser julgada na primeira noite de desfiles, a Nenê de Vila Matilde homenageia a atriz Cláudia Raia em seu samba-enredo. A escola mostra a evolução da carreira da artista até os dias atuais e conta com a beleza e molejo da rainha da bateria Ariellen Domiciano. Em 2015, a Nenê contou com uma homenagem ao “Moçambique: a lendária terra do baobá sagrado” .

A Gaviões da Fiel assume a avenida durante a madrugada com o samba-enredo “É Fantástico! Imagine, admire e sinta!” que faz uma alusão a criação do homem e do universo. A madrinha Sabrina Sato vem a frente da bateria. No ano de 2015, a escola desfilou o baralho nos jogos, nos truques de mágica e tarô. A figura principal do desfile foi o Coringa, carta que simboliza um dos apelidos do time alvinegro: “Coringão” .

Fechando o primeiro dia com chave de ouro, a Acadêmicos do Tatuapé reverencia os desfiles da escola Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, com quem compartilha as cores (azul e branco) e o padroeiro São Jorge. Como destaque da escola está Thainá Souza, rainha de bateria. Em 2015, a agremiação se vestiu de dourado para contar a busca pelo ouro .

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos