SMS irá apurar negativa de atendimento na rede credenciada a gestantes

Alagoas24horasMaternidade Escola Santa Mônica

Maternidade Escola Santa Mônica

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) irá apurar a denúncia de rejeição de gestantes, mesmo com encaminhamento do Complexo Regulador de Maceió (Cora) por parte de maternidades de baixa complexidade da capital. Na madrugada desta quarta (10) pelo menos dez gestantes teriam procurado a Central de Flagrantes, no bairro do Farol, para formalizar denúncia contra as maternidades.

A nova ‘crise’ relativa aos leitos para gestantes e bebês foi antecipada pela direção da Maternidade Escola Santa Mônica que ainda na tarde de ontem (9) informava estar com sua capacidade esgotada tanto na UTI quanto na UCI. A unidade de saúde, especializada em gestantes de alto risco, só está recebendo pacientes a partir do Cora. De acordo com a assessoria da unidade, a quantidade de bebês internados permanece inalterada.

Leia também
Santa Mônica enfrenta lotação completa; Cora foi acionado

Durante esta quarta, a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Susângela Dória, confirmou que o problema na capital foi agravado pelo fechamento de unidades no interior do Estado devido ao Carnaval, provocando o incremento na demanda. A coordenadora salientou, no entanto, que as unidades credenciadas têm obrigação de atender as pacientes encaminhadas pelo Cora.

Em Maceió, são credenciadas na rede de baixa complexidade a Maternidade Nossa Senhora da Guia, Maternidade Santo Antonio, Nossa Senhora de Fátima, Hospital do Açúcar, e Santa Mônica e Hospital Universitário, de alta complexidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos