UPA do Trapiche recebe últimos ajustes para inauguração

Marco Antônio/ Secom MaceióUPA do Trapiche.

UPA do Trapiche.

A UPA José Alfredo Tenório, no Trapiche da Barra, está recebendo os últimos ajustes em sua estrutura física para iniciar seu funcionamento no dia 22 de fevereiro. O equipamento será aberto por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, beneficiando os usuários que utilizam a rede pública de saúde. Classificada como Porte III, a unidade disponibilizará assistência 24h e seguirá as diretrizes e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento em especialidades como pediatria, clínica médica, ortopedia e odontologia.

Entre as obras que já foram realizadas estão a ampliação da recepção, com instalação de vidro temperado na fachada da unidade, instalação de sistema de circuito fechado de câmeras, alarme, central de monitoramento e climatização. Também já foi adquirido o enxoval necessário para o atendimento aos pacientes. A empresa, escolhida por meio de processo licitatório para operacionalizar o equipamento, é a Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (Isac), que tem sede em Brasília, com foco na administração de unidades hospitalares e pronto atendimento.

A UPA do Trapiche foi construída pelo Governo de Alagoas com recursos federais e estaduais, e entregue ao Município no final de 2014. Na construção, foram investidos R$ 4 milhões. Para colocar em operação a UPA, é necessária a execução de financiamento que funciona da seguinte maneira: a União custeia 50%, o Estado 25% e o Município, os outros 25%.

O prefeito Rui Palmeira destaca que a importância da Unidade para assegurar um atendimento qualificado para dar suporte e minimizar a demanda do HGE, ampliando a assistência à população. “Com a UPA em funcionamento, o município assume a responsabilidade por um equipamento de saúde dentro da rede de urgência e emergência, diminuindo a demanda para o Hospital Geral do Estado”, explicou.

A unidade tem a capacidade para atender até 350 pacientes por dia, na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes e sua finalidade é ser uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgências hospitalares que integram uma rede organizada de Atenção às Urgências. O atendimento ocorrerá por demanda espontânea da população, encaminhamentos da Central de Regulação da SMS, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ou resgate do Corpo de Bombeiros.

O sistema de acolhimento ao paciente será realizado por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH). A unidade contará com salas de recepção e espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica e pediátrica, câmara escura, sala de raios-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos