Sobe para 198 o número de casos suspeitos de microcefalia em Alagoas

De acordo com a Sesau, 121 fizeram exames e apenas 30 crianças tiveram confirmados diagnóstico da anomalia

DivulgaçãoSecretaria de Estado da Saúde atualiza mais um boletim sobre casos de microcefalia no Estado

Secretaria de Estado da Saúde atualiza mais um boletim sobre casos de microcefalia no Estado

A situação atual dos casos suspeitos de microcefalia em Alagoas registra 198 ocorrências, sendo 193 em recém-nascido e cinco registros intrauterinos. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e aponta um crescimento de 11 notificações em recém-nascido e dois registros intrauterinos, quando comparada com a última nota técnica, referente ao dia 1º de fevereiro.

Os recém-nascidos notificados como casos suspeitos de microcefalia estão sendo encaminhados para exame de tomografia no Hospital Geral do Estado (HGE) e, posteriormente, para a consulta com o pediatra, de modo a concluir a avaliação dos recém-nascidos. No entanto, o exame e a consulta devem ser agendados pela Sesau.

Entre as 198 ocorrências registradas, os municípios com maior número de casos são Maceió (39), Arapiraca (14), Penedo (8), Santana do Ipanema (8), Delmiro Gouveia (7), São José da Tapera (7), Palmeira dos Índios (6), Pão de Açúcar (5), Piranhas (5), Rio Largo (5) e Coruripe (5).

Já os cinco casos intrauterinos foram identificados a partir da ultrassonografia realizada em serviço de Girau do Ponciano (1), Arapiraca (2), Boca da Mata (1) e Maceió (1).

As novas notificações referem-se a casos de residentes em Maceió (6), Marechal Deodoro (1), Viçosa (1), Santana do Ipanema (1), Monteirópolis (1) e Água Branca (1). Foram registrados ainda três óbitos nos municípios de Branquinha, Estrela de Alagoas e Pariconha, referente a casos em recém-nascidos.

Casos confirmados

Desde o dia 17 de dezembro de 2015 (quando foi iniciada a realização dos exames) até essa terça-feira (09), foram realizadas tomografias em 121 crianças. O resultado das 90 crianças examinadas e dos laudos disponíveis até o momento somam 57 resultados dentro da normalidade (63,5%) e 33 resultados com alteração (36,5%). Destes, 30 diagnósticos foram de microcefalia e três de outras alterações neurológicas.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos