Dia D de Combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado

Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, acompanha ação em Maceió

DivulgaçãoVT-DENGUE-08-377x290

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá seguimento, no próximo sábado (13) – em parceria com a Defesa Civil Estadual, órgãos municipais, estaduais e instituições – ao planejamento de ações da força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti com um novo Dia D de mobilização, realizando ações por 30 bairros da capital alagoana. O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que coordena as ações realizadas em todo o país, acompanhará aqui em Maceió os trabalhos a serem realizados.

“Desde que as atividades da força-tarefa foram iniciadas, no mês de janeiro, temos procurado reforçar a necessidade da participação de cada um no combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. E nesta nova etapa de trabalho, isso será ainda mais intensificado”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Antônio de Pádua, que participou das reuniões que definiram os detalhes da ação na manhã desta quinta-feira (11).

Com um reforço significativo de grupamentos da Marinha e da Aeronáutica – que vão somar forças ao trabalho de campo dos agentes de endemias, a exemplo do Exército – a mobilização do Dia D, chamado de Dia Nacional do Esclarecimento, vai percorrer os bairros a partir das 7h realizando visitas domiciliares, tratando e eliminando focos e criadouros do mosquito, fazendo busca ativa de sinais e sintomas das doenças relacionadas e procurando ampliar a conscientização da população.

“A atuação das equipes em Maceió foi definida com base nos índices de infestação predial, número de imóveis fechados ou abandonados e no número de criadouros detectados como foco de proliferação do Aedes aegypti. Com isso, vamos complementar o trabalho realizado na primeira etapa da força-tarefa, que atuou sobre 20 bairros, fechando o ciclo de intensificação em todo o município”, ressalta a coordenadora de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico.

Os representantes do município lembram que a população precisa continuar mobilizada, procurando manter os reservatórios de água tamponados e evitando o acúmulo de lixo que possa acumular água, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. E ao tomar conhecimento de qualquer situação de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – é só ligar para os telefones do disque dengue (3315-5360 e 3221-2523, das 8h às 17h), informando o local, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos