Mova Brasil alfabetiza jovens e adultos em Alagoas

Mais de 40 educandos de comunidades do entorno da Braskem concluíram os estudos de alfabetização

Logo

Mais de 40 jovens, adultos e idosos, que durante a infância, não tiveram acesso à educação, enfrentaram seus obstáculos e conseguiram dar o primeiro passo no mundo da escolarização. Na sexta-feira (29/01), o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – Mova Brasil – realizou a formatura dos alunos que concluíram o curso do programa, na sede da Igreja Batista, no Trapiche da Barra.

Na solenidade do projeto desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF), em parceria com a Petrobras, e que conta com o patrocínio da Braskem em Alagoas – a emoção tomou conta dos estudantes, monitores e familiares. Em 2015, as monitoras Luci Lins e Eudócia Maria foram as responsáveis por lecionar, durante nove meses, para as turmas das comunidades Trapiche da Barra e Virgem dos Pobres – localizadas no entorno da fábrica.

A turma da comunidade Virgem dos Pobres teve 27 educandos – considerado um número recorde, visto o alto número de evasão no decorrer do curso. As aulas foram ministradas na Escola Estadual Tarcísio de Jesus. Já na turma do Trapiche da Barra, 14 alunos concluíram seus estudos que foram lecionados na sede Associação dos Moradores e Amigos do Trapiche da Barra.

Há dois anos a monitora Eudócia Maria é convidada para ensinar nas turmas do Mova Brasil em Alagoas. Para ela, o aprendizado é constante, pois são as experiências de vida de cada aluno que são vivenciadas durante o curso que torna o aprendizado mais rico e amplo.

“Sabemos que muitos não conseguem realizar tarefas cotidianas como ler letreiros de ônibus, rótulos de produtos e assinar o próprio nome. É gratificante ver a luta diária deles para estar ali, todas os dias, se esforçando para aprender coisas novas a cada dia. Percebemos o valor que eles sentem ao começar ou retomar os estudos. Então, é com muito amor e felicidade que vejo todos eles se formando”, afirma Eudócia Maria, que participa também de cursos de formação inseridos no projeto.

O convite para engajamento da sociedade no projeto de políticas públicas é feito diretamente nas comunidades envolvidas, tendo que, muitas vezes, o processo de convencimento dos alunos, precisar ser feito de casa em casa. O programa de alfabetização é totalmente gratuito e voltado para a população que sente a necessidade de apender. “É graças ao carinho das monitoras e apoio de parceiros como a Braskem, que o projeto vem tendo sucesso no estado. A ação pedagógica é desenvolvida por meio da imersão sobre a realidade, fundamentada nos princípios e nos conhecimentos pedagógicos de Paulo Freire”, ressalta Renata Amorim, consultora contratada da Braskem.

Mova Brasil

O Mova Brasil tem o objetivo de contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil e fortalecer a cidadania, bem como promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização. No âmbito nacional, o projeto já alfabetizou mais 172 mil brasileiros (as). A previsão para este ano é a formação de mais de 14 mil pessoas, divididas em 720 turmas nos estados de Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro.

Inicialmente, o Estado de Alagoas era contemplado pelo projeto por meio do polo de Sergipe. Em 2010, na 3ª etapa do Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras, o polo Alagoas foi criado sob a coordenação de Elenice Peixoto, Maria Bethânia e Valéria Gonçalves, responsáveis pela gestão, formação e acompanhamento pedagógico das turmas e núcleos do projeto no estado.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em cerca de US$ 5,2 bilhões.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos