Vídeo flagra quadriciclos atropelando filhotes de tartaruga no Gunga

Ministério Público Estadual e Federal entram no caso e IMA garante que fiscalização é constante.

(Foto: Reprodução)quadriciclo

Um vídeo veiculado nas redes sociais esta semana e que mostra quadriciclos transitando na Praia do Gunga, vem provocando os órgãos de justiça sobre a possibilidade de cometimento de crime ambiental. O flagrante, feito pela TV Alagoas, mostra um local de desova de tartarugas sendo destruído pelos pneus dos veículos que constantemente circulam no local.

O vídeo, filmado por um casal que denunciou o caso ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), foi levado ainda nessa quinta-feira (11) ao Ministério Público Estadual e Federal. O promotor de Defesa do Meio Ambiente, Alberto Fonseca, se pronunciou sobre o caso. Ele disse ter tido acesso as imagens e garante: “não há dúvidas do crime ambiental”.

Além do vídeo, o promotor disse também que diversas fotos e imagens do lugar foram anexadas ao processo que será investigado.

A preocupação com a fiscalização alerta a possibilidade de não fiscalização realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

De acordo a assessoria do IMA, as equipes de fiscalização contam com um contingente de 20 fiscais que se dividem em seis virtuais regiões que se estendem por toda a região costeira do estado. “O IMA realiza o trabalho de fiscalização nas praias, mais intensamente durante o verão (quando há aumento de frequentadores) ou conforme as denúncias recebidas. Desde o início do mês de janeiro as ações têm acontecido quase todos os finais de semana. Considerando o tamanho do estado para atendimento de denúncias, monitoramento ou fiscalização de infrações é impossível que o IMA mantenha um fiscal em cada praia da costa alagoana”, garante o órgão.

A infração cometida por trafegar com veículo em faixa de praia tem multa prevista entre R$ 1 mil a R$ 10 mil, tendo o veículo à possibilidade de ser apreendido. O responsável pela infração pode ainda responder pelo crime ambiental e ser autuado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

O IMA destaca ainda que faz um trabalho de educação ambiental nas praias. “Desde o início do verão está sendo realizado o projeto Nossa Praia de conscientização de usuários (comerciantes e banhistas) em relação aos problemas causados pelo lixo nas praias e incentivando boas práticas para utilização desses locais. Há ainda o Conduta Consciente em Ambientes Recifais (voltado para frequentadores de zonas recifais) e as ações específicas de educação ambiental com adultos e crianças”, diz o órgão.

 

Veja o vídeo:

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos