Rui Palmeira participa do Dia D de combate ao Aedes aegypti

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, participa neste sábado (13), do Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, dengue e febre chikungunya. A mobilização, que acontece em todo o território nacional, tem início a partir das 7h na capital alagoana. A concentração será no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, no bairro do Farol e contará com a presença do ministro da Comunicação, Edinho Silva. Após a solenidade, agentes de endemias e os militares do Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica destacados para a ação, irão percorrer residências dos bairros de Maceió, no intuito de eliminar os possíveis focos e criadouros do mosquito.

Além de adotar medidas de prevenção, o contingente presente nas ruas vai buscar ativamente os sinais de sintomas das doenças relacionadas procurando ampliar a conscientização da população. A força-tarefa é organizada pelo governo Federal e conta com os apoios da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Defesa Civil Estadual, além de outros órgãos municipais, estaduais e instituições que participam da ação.

O prefeito Rui Palmeira, fala da necessidade da mobilização na capital. “É importante destacar o combate ao Aedes aegypti em Maceió. O Dia D, que será realizado em todo o país, vem para conscientizar ainda mais os moradores da capital de que é essencial combatermos essa ameaça que tem causado transtorno em diversas cidades do Brasil. Além da ação dos órgãos municipais, os cidadãos devem também se conscientizar de que o trabalho de combate deve começar dentro das residências”, frisou. “Quero agradecer o apoio do governo do Estado e a presença do ministro Edinho por fazerem parte dessa importante ação aqui em Maceió. Essa mobilização é fundamental, já que iremos atuar de frente nas regiões onde a proliferação do Aedes aegypti é grande. Nosso apelo é para que a população facilite que os nossos agentes realizem o trabalho nas residências. É primordial que todos tenham consciência do seu papel na sociedade”, complementou Rui.

Ao tomar conhecimento de qualquer situação de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – é só ligar para os telefones do disque dengue (3315-5360 e 3221-2523, das 8h às 17h), informando o local, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos