Criar metas e procurar estímulos ajudam a sair do sedentarismo

G1academia

Quem não gosta muito de atividade física sofre pra manter uma rotina de exercícios. O segredo, segundo os especialistas, é procurar algo que também te dê prazer. O consultor e médico do esporte Gustavo Magliocca e a psicóloga esportiva Carla Di Pierro explicaram como começar uma atividade e o melhor de tudo: não parar!

Quem procura uma atividade física, procura também o resultado. Geralmente queremos emagrecer ou ganhar massa muscular. Entretanto, às vezes a resposta não é imediata e por isso acabamos desistindo. Por isso, é importante analisar se você teve outras recompensas, como redução de ansiedade, melhora do convívio social, qualidade do sono, por exemplo.

E o que pode te motivar a fazer atividade física? Levar o cachorro para passear pode ser um estímulo. Um casal de Álvares Machado, no interior de São Paulo, teve o ‘Speed’ como maior incentivador. Silene e Jamil Dias já eliminaram 39 quilos juntos com a corrida de rua. O casal corre seis quilômetros por dia com o cachorro.

O médico do esporte lembra que o importante é criar estímulos para cuidar da saúde. Quem não gosta de academia deve mudar o cenário. Já tentou um parque? Uma quadra? E quem sabe trocar a musculação por uma aula de dança?

Também é possível transformar a piscina em academia. Exercícios na água trazem muitas vantagens pro corpo. “A água tem propriedades específicas que quando você combina a resistência da água, a pressão da água, a nossa força e a troca de atmosfera, tudo fica mais intenso”, explica a professora de educação física Karen Miranda Martins. Além de gastar mais energia, fazer exercícios na água diminui o impacto nas articulações.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos