Mais de 350 cidades fazem ação contra o Aedes aegypti

Dilma e Pezão participam de mutiram de combate ao Aedes aegypti em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio (Foto: Henrique Coelho / G1)
Dilma e Pezão participam de mutiram de combate ao Aedes aegypti em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio (Foto: Henrique Coelho / G1)

A mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do vírus da zika, acontece neste sábado (13) em 353 municípios do país. A presidente Dilma Rousseff viajou para o Rio de Janeiro, onde participou das ações da campanha. Pelo menos 28 dos 31 ministros estiveram em capitais e grandes cidades participando das atividades.

O objetivo do evento é alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito. Mais de 3 milhões de residências serão inspecionadas por agentes de combate a endemias e de saúde em todo o país.

Usando uma camiseta e um boné brancos da campanha, cujo lema é “Zika Zero”, a presidente percorreu ruas da comunidade Zeppelin, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela cumprimentou moradores e visitou casas, acompanhada do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e de agentes de saúde. Diante de uma das casas, Dilma aplicou larvicida em bueiros, ralos e locais que são potenciais criadouros do Aedes.
Alagoas

Edinho Silva, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, participou de uma visita a terrenos que oferecem riscos de proliferação do mosquito em Maceió. Em um dos locais, havia uma piscina com água parada. A sugestão apresentada pelas autoridades foi a de aterrar a piscina e notificar o proprietário.

No segundo terreno visitado também havia uma piscina com água parada. Neste local, Silva jogou uma pastilha de cloro ativo para matar possíveis ovos do mosquito. “Visitamos três áreas, duas com criadouros em potencial, e um terceiro [terreno] que é criadouro. Os agentes da saúde acharam casca das larvas, portanto os mosquitos já foram criados e devem estar voando por aí”, falou Silva.

Distrito Federal
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, vistoriou residências com possíveis focos de larvas do Aedes aegypti em Brazlândia, no Distrito Federal. A região concentra mais de 30% dos casos de dengue no DF. Ele ainda destacou a importância do combate aos criadouros do mosquito e disse que os casos da doença não devem atrapalhar os Jogos Olimípicos do Rio, no meio do ano.

 Espírito Santo
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, esteve em Vitória. “No Brasil, nós temos esse fato novo, que é o Zika, que apareceu em abril de 2015. Não se sabe como chegou até a gente, mas se adaptou bem ao Aedes aegypti brasileiro. Conseguiu, em um período curto de tempo, atingir diversos estados brasileiros”, disse o ministro, em Vitória. 

Mato Grosso do Sul
O ministro do Esporte, George Hilton, afirmou que a prevenção é o melhor remédio para evitar custos. Ele participou do evento em Campo Grande. “O Brasil hoje está mobilizado, a população está ciente disso. Agradeço a imprensa porque o papel de vocês é fundamental para gerar consciência coletiva e nacional. Se cada um fizer o seu dever, principalmente dentro de casa, pois dois terços desses criadouros estão dentro dos lares, nós vencemos essa guerra. Então é importante que você faça sua parte e o seu vizinho também”, declarou.

Minas Gerais
O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, participou neste sábado (13), em Belo Horizonte, do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. Barbosa visitou casas e repassou informações de como combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e o vírus da zika. “Esse é um desafio para toda a população brasileira, para o governo. Essa é uma questão de interesse nacional que une todos os governos, que une todas as esferas de atuação do estado brasileiro”, disse.

Goiás

Em Goiânia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, falou sobre a importância da participação popular no combate ao mosquito transmissor da febre chikungunya e dos vírus da dengue e zika. “A mobilização deve ser cotidiana, este dia de hoje representa um reforço de ações do poder público, mas cada um deve continuar fazendo a sua parte, juntos a gente consegue vencer o mosquito”, afirmou.

Pernambuco
No Recife, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, participou de uma cerimônia no 7º Comando Militar, de onde saíram aproximadamente 1.300 militares. No estado, cerca de 7 mil homens do Exército, Aeronáutica e Marinha percorreram 31 municípios pernambucanos para conscientizar a população.

“O Exército não está indo para a rua para acabar sozinho com o mosquito, está indo para conscientizar a população. Estamos indo às ruas para convencer à população de que cada um precisa fazer a sua parte”, afirmou.

Rio Grande do Norte
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participa da ação em Natal. No total, 4.500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica vão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Serão distribuídos panfletos informativos e passadas orientações sobre os cuidados para combater o mosquito. Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência.

Rio Grande do Sul

O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero em Porto Alegre contou com a participação do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga. Acompanhado do prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, e do governador do estado, José Ivo Sartori, o representante governo federal reforçou a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. “Não podemos deixar que esse mosquito nasça, um mosquito que transmite doenças”, afirmou Braga.

Zika
O vírus da zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A maioria das pessoas não tem sintomas mas, quando surgem, são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos