Mutirões contra o Aedes aegypti serão realizados aos sábados

Pei Fon/ Secom Maceió/ArquivoEquipes da SMS trabalham no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Equipes da SMS trabalham no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O Dia Nacional do Esclarecimento ou Dia D de Mobilização contra o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, o Aedes aegypti, foi realizado ontem (13). Ao todo, 17 equipes realizaram o trabalho de campo. O mutirão será realizado todos os sábados para reforçar as ações habituais dos agentes.

A iniciativa faz parte das tarefas que vêm sendo realizadas por uma força tarefa, desde janeiro deste ano. Ontem, as equipes estiveram em trinta, dos 50 bairros de Maceió, divididos nos oito distritos sanitários da capital. Os outros vinte já foram visitados pela força tarefa que vem trabalhando continuamente desde o início do ano.

“É um trabalho educativo, de combate direto às larvas do mosquito. Mas é importante que a população contribua, que verifique seus quintais e jardins, e não descarte lixo de forma irregular. Com esse trabalho conjunto iremos contar com a participação de todo o povo alagoano para combater o Aedes aegypti”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, os trabalhos da força tarefa são importantes, pois tudo o que se agregar ao combate ao mosquito é extremamente positivo. “Com esse evento é possível passar para a população a informação de que todas as esferas de governo e todas as ferramentas dos poderes federal, estadual e municipal estão a disposição nesse combate. Com isso, transmitimos ao cidadão a dimensão do problema. É preciso nos engajar para o combate ao mosquito”, destacou. As ações contra o Aedes aegypti serão permanentes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dia D

Ontem, mais de seiscentos militares – representantes das forças armadas, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros -, e ainda agentes de saúde e das Defesas Civil estadual e municipal formaram os grupos que percorreram os locais estabelecidos previamente. Na ação, eles recolheram objetos que podem ser criadouros, usaram o larvicida e fizeram a parte educativa junto à população prestando orientações e condutas para o combate ao Aedes aegypti.

A Ponta Verde, um dos bairros com maior incidência de criadouros do Aedes aegypti, ainda contou com a resistência de alguns moradores. “É muito triste ver da minha janela que as pessoas ainda se negam a receber os agentes. Já tive zika, meu neto também, e tudo causado por água parada na casa ao lado”, disse Regina Dias.

De acordo com a coordenadora de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico, ainda são encontrados pela cidade locais com grande índice de proliferação. “Infelizmente essa situação ainda acontece em nosso Município, mas estamos agindo nesses locais para combater de forma efetiva o mosquito causador de tantas doenças”, disse.

Os locais da ação desse sábado foram escolhidos pelos critérios dos índices de infestação predial, imóveis fechados e o número de criadouros oferecidos para a proliferação do mosquito. Além do bairro da Ponta Verde, foram visitados os seguintes locais: Cais do Porto (Jaraguá), Praça da Bíblia (Jatiúca), Praça Centenário (Farol), Praça do Skate (Ponta Verde), Praça da Maravilha (Poço), Praça Padre Cícero (Vergel), Estádio Rei Pelé (Trapiche), Praça Prefeito Edival Lemos (Gruta de Lourdes), unidade de saúde do Canaã, Praça de Santo Antônio (Bebedouro), Posto de Combustível do Jardim Petrópolis, Posto de Saúde do São Jorge (Sítio São Jorge, no Barro Duro), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Praça do Conjunto Osman Loureiro, Associação Comunitária do Graciliano Ramos e Praça da Igreja (Ipioca).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos