Primeira-dama quer fortalecer políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos

Secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social irão ampliar e fortalecer ações para crianças em situação de vulnerabilidade nutricional, social e econômica.

Crianças são assistidas pleo Cren em regime de semi-internato e recebem assistência de 21 profissionais de diferentes áreasCrianças são assistidas pleo Cren em regime de semi-internato e recebem assistência de 21 profissionais de diferentes áreasNeno Canuto

A primeira fase da vida é fundamental para o desenvolvimento e tem um impacto importante na saúde, no âmbito social e psicológico do ser humano. Para lembrar os direitos e a importância da criança, neste dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Infância.

A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, iniciou um trabalho de intersetoriedade – que envolve as Secretarias de Estado da Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social – com o propósito de ampliar e fortalecer ações para crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade nutricional, social e econômica.

“Iniciamos um trabalho com a Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além de instituições nacionais, que vêm realizando ações de referência para a primeira infância. Na última semana fui à Universidade de Harvard [Estados Unidos], onde participei, juntamente com a secretária da Saúde Rosângela Wisomirska, do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. Aprendemos ainda mais sobre a importância dessas áreas, na implantação de políticas públicas e práticas, visando melhorar o atendimento a gestantes, crianças até seis anos, suas famílias e a comunidade. E o marco legal da primeira infância em si. Nosso desejo e implantar em Alagoas o que aprendemos lá.”

 

Segundo Renata Calheiros, cada secretaria está desenvolvendo um plano de ação de políticas públicas para essa faixa etária, por meio de recursos pré-existentes em cada área. “Nossa intenção é unir as atividades dessa faixa etária em todos os campos de atuação”, explicou a primeira-dama.

Até o final do mês de março, os gestores, representantes do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren-AL) e outros participantes irão se reunir para discutir as próximas atuações do projeto.

Cren – É o Centro de Recuperação e Educação Nutricional, que serve como referência, pelo trabalho realizado com crianças de 1 a 6 anos. Em Alagoas, atualmente, recebe recursos do governo, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), com o montante de R$ 256 mil, a cada seis meses.

Atende 105 crianças, em sistema de semi-internato, que recebem cinco refeições – café da manhã, dois lanches, almoço e jantar -, assistência de 21 profissionais, sendo dois pediatras, uma nutricionista, uma psicóloga e uma assistente social, servidores estaduais cedidos, além de profissionais voluntários.

Um dos projetos da primeira-dama é ajudar na ampliação do Centro, que funciona na parte alta da capital alagoana. “Estamos estudando a possibilidade de ampliação do Cren, para a região do Sururu de Capote, que é de grande vulnerabilidade social”, finaliza ela.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos