Prêmio de Jornalismo é oportunidade para estudantes e instituições de ensino

Categoria Estudante do Prêmio Braskem de SST pode inscrever até três matérias por aluno, até o dia 31 de março

Entre as nove categorias do Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho, a categoria Estudante tem um apelo especial, por antecipar quem poderá ser os grandes nomes do jornalismo alagoano no futuro. A premiação pode também ajudar ao futuro jornalista na sua inserção no  mercado de trabalho. Por outro lado, também proporciona uma oportunidade para as instituições de ensino mostrarem os resultados da formação pedagógica que ofertam aos seus alunos.

Desde que começou a ser realizado, há três anos, o Prêmio Braskem de SST, como é conhecido, tem atraído cada vez mais jornalistas para o certame. Alguns de seus antigos vencedores já estão no mercado de trabalho. Para o presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), Izaías Barbosa, estes alunos chegam ao mercado de trabalho com um diferencial competitivo.

“O estudante já  chega ao mercado mostrando qualidade e competência ,como tem acontecido com outros participantes que ganharam prêmios e passaram a ser vistos de forma diferente pelas empresas”, aponta Izaías.

Outro ponto positivo, segundo o Sindjornal, é que as instituições de ensino poderão divulgar para a sociedade o trabalho que realizam nos seus jornais laboratórios, por exemplo. “Os professores devem estimular a participação, porque com isso, divulgam também o nome da instituição, seja ela a Universidade Federal ou as faculdades particulares. É uma forma de mostrar o que está sendo ensinado e se está conseguindo atingir seu objetivo, que é dar ao futuro profissional, conhecimento e técnica para que ele também conquiste o mercado” completa Izaías Barbosa.

A integração com profissionais veteranos também é defendida pela Braskem. “A participação dos estudantes é fundamental porque, além do que já foi falado, é uma maneira de os estudantes conviverem com jornalistas profissionais, trocarem experiências e estreitarem relacionamentos”, afirma Milton Pradines, Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.

Como participar

A ficha de inscrição e regulamento do Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho podem ser encontradas nos sites premiobraskemdesst.sindjornal.org.br ou www.sindjornal.org.br. Serão aceitos até três trabalhos inscritos por cada estudante, publicados em veículo laboratório ou oficial da instituição de ensino entre 01 de março de 2015 e 31 de março de 2016.

Serão julgadas matérias, reportagens, fotos, imagens que contribuam para a elevação dos padrões de qualidade do ambiente de trabalho das empresas alagoanas, seja abordando os problemas da área, mas também as boas práticas empresariais e as inovações que garantam uma melhor gestão dos aspectos de saúde e segurança do trabalhador.

As demais categorias – para jornalistas profissionais – são: Reportagem Especial, Jornalismo impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo, Radiojornalismo e a categoria especial Assessoria de Imprensa.

O Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho é uma realização da Braskem, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas,  Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), através de sua Seção de Inspeção do Trabalho.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde). 

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa. 

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos