Ação visa combater mosquito Aedes no Terminal Marítimo da Braskem

Ascom/BraskemCombate ao mosquito

Combate ao mosquito

Desde segunda-feira (21), o Terminal Marítimo da Braskem  está inserido nas ações da Semana de Intensificação do Combate aos Criadouros do Aedes Aegypti, voltada para a conscientização dos trabalhadores navais , com  uma programação que inclui vistorias e os chamados Diálogos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (DSSMA) com os trabalhadores dos navios e do próprio  terminal.

Esta ação foi uma demanda da Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República a todos os portos e terminais portuários particulares do Brasil. A Braskem está participando com ações programadas para os terminais de Porto Alegre (RS), Aratu (BA) Maceió e Rio de Janeiro (RJ). Na programação em Maceió ,a empresa foi um pouco além do pedido original e envolveu também os moradores da região circunvizinha aos terminais.

“Devido a essa situação que o país atravessa com as doenças provocadas pelo mosquito Aedes, achamos importante estender a sensibilização e informação à população local que fica nos arredores dos terminais. No caso de Maceió, onde temos um terminal marítimo, fomos ao encontro dos moradores do Trapiche, para mobilizar o maior número de pessoas possível e eliminarmos os focos do mosquito”, defendeu Nivaldo Zanardi, coordenador da área de Logística da Braskem.

A ação é composta de três atividades distintas, tendo começado pela conscientização da comunidade nesta segunda-feira, com o apoio da Associação de Moradores do Alto da Saudade e dos Jovens Ambientalistas doTrapiche (JATRA). Na quarta-feira (23), uma blitz no Terminal Marítimo foi realizada em busca de possíveis focos do mosquito. A inspeção eliminou qualquer potencial de foco do agente transmissor. A atividade foi conduzida por integrantes das áreas de Logística, Segurança, Saúde Ocupacional e Relações Institucionais da Braskem.

Por fim, nesta quinta-feira (24) pela manhã, a área de Logística irá conduzir um DSSMA com a população marítima, como são chamados os trabalhadores dos terminais. “Vamos abordar não só os tripulantes do navio, mas também os práticos, amarradores e membros das empresas que trabalham nas embarcações. Queremos engajar o máximo possível essa população na eliminação dos focos do mosquito”, completou Zanardi.

Apesar de ser uma ação demandada especialmente pelo governo federal no combate à proliferação do Aedes aegypti e das doenças que ele causa, o engajamento da comunidade vizinha aos terminais como ação complementar tem ajudado a tornar as Semanas de Intensificação do Combate aos Criadouros do Aedes um sucesso entre as equipes da Braskem.

“Além de destacar ações que eliminam os focos de proliferação do mosquito, o folder informativo que estamos distribuindo também indica como diferenciar uma doença da outra e como elas podem evoluir, ajudando a aumentar ainda mais a consciência de todos. Consideramos que as Semanas em Porto Alegre e Aratu foram um sucesso e Maceió está seguindo no mesmo caminho, cumprindo seus objetivos”, finalizou Nivaldo Zanardi.

Fonte: Ascom/Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos