Crea-AL aprova projeto de duplicação da AL-101 Norte

Agência AlagoasDuplicação da AL 101 Norte

Duplicação da AL 101 Norte

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, esteve na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea – AL) na noite de terça-feira (22), a fim de apresentar o projeto executivo da primeira fase das obras de duplicação da AL-101 Norte, iniciada em janeiro deste ano.

Em convite, o plenário do Crea-AL propôs ao secretário uma apresentação aos conselheiros e a toda comunidade técnica sobre complexidade do projeto, com destaque principalmente para os pontos de acessibilidade da obra, visando debater o cumprimento da Lei de Acessibilidade em obras de engenharia – principal preocupação do  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que trabalham num acordo de cooperação técnica com o intuito de garantir a implementação das exigências de acessibilidade previstas na legislação brasileira (lei 10.048/2000) em quaisquer obras de engenharia.

Na oportunidade, o secretário Mosart Amaral fez uma breve explanação acerca da motivação da obra, licitação e ainda sobre o projeto de acessibilidade e mobilidade urbana da rodovia pertencente à malha viária estadual. Segundo o gestor, o projeto prevê todos os elementos urbanísticos que garante a segurança de motoristas e pedestres.  

“Temos trabalhado com muita atenção no projeto da duplicação da AL-101 Norte para que não sejam cometidos os mesmos erros que ocorreram na duplicação da AL-101 Sul. O projeto da AL-101 Norte contempla equipamentos urbanísticos de acessibilidade como é o caso do piso tátil, das calçadas com passeio acessível – livre de obstáculos e da ciclovia protegida por uma faixa de segurança, separando os ciclistas das faixas de rolamento. Não podemos deixar de atender esses requisitos. Não podemos deixar que pessoas percam a vida devido à falta desses equipamentos que garantem a segurança da população, como acontece na AL-101 Sul, para onde já estamos pensando num projeto que irá contemplar a instalação desses elementos urbanos”, salientou.

Para a AL-101 Norte, o secretário afirmou ainda que o projeto prevê canteiro central ao longo de toda a extensão, equipado com iluminação pública, visando a promoção da segurança em todo o trecho.

 “Além do canteiro central, teremos pontos de travessia com botoeiras e teremos também a integração da ciclovia da Josepha de Mello com a ciclovia da orla através da AL, contribuindo para aumentar a malha cicloviária da capital, integrando a parte alta com a costa litorânea”, destacou.

O Crea-AL parabenizou a iniciativa do governo do Estado e reconheceu os benefícios que a duplicação da AL-101 Norte vai trazer para a infraestrutura da cidade e aos futuros investimentos que serão gerados em prol do crescimento da região. De acordo com o presidente do Crea-AL, o engenheiro Fernando Dacal, o propósito da plenária foi para que toda a comunidade técnica pudesse tomar conhecimento da obra de duplicação que terá grande importância para o povo alagoano.

“O objetivo da plenária era para que pudéssemos ter detalhes para formar opinião e tirar todas as dúvidas em um debate transparente e aberto aos interessados neste importante avanço na infraestrutura da região Norte”, frisou o presidente, colocando o Crea à disposição para sanar dúvidas relacionadas ao cumprimento das normas de acessibilidade e parabenizando a iniciativa do secretário Mosart Amaral na preocupação em equipar a AL-101 Sul com equipamentos urbanísticos que irão garantir a segurança da população.

Obra

Com uma extensão de 5,8 quilômetros, a obra começa no bairro de Cruz das Almas, em frente ao Parque Shopping e segue até a Garça Torta. A duplicação contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos – sendo um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello.  A nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região. A ordem de serviço foi assinada no último dia 18 de janeiro e a obra da primeira etapa deverá ser concluída até o final de 2017.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos